Os números não deixam muita margem para dúvida: 81% dos responsáveis de TI, entre CEO, CIO e CTO, estão preocupados ou muito preocupados com a possibilidade de perder os últimos avanços na cloud. Pelo menos é o que um estudo realizado pela CITO Research e Commvault revela.
A pesquisa conclui que esta preocupação está a levar os líderes de negócio a pôr em marcha a toda a velocidade as suas estratégias cloud. Com efeito, 93% dos inquiridos afirmam que estão a migrar pelo menos alguns dos seus processos para a nuvem e, além disso, 56% afirma que já o fez ou que tem intenção de migrar, não só alguns, mas todos os seus processos de negócio para a nuvem.
«Este estudo confirma de forma inequívoca que o medo de perder algo na cloud é real e está na mente dos directores e do pessoal de TI das empresas, que estão a lutar por levar o valor desta nova fronteira tecnológica para as suas organizações, tanto para aumentar o rendimento dos seus recursos informáticos como para que ajude de forma estratégica a aumentar a agilidade do negócio», afirmou em comunicado Dan Woods, CTO da CITO Research.
«O estudo indica que a migração para a cloud está em pleno apogeu, embora as empresas ainda estejam a tentar entender as capacidades da mesma. A protecção de dados e a recuperação são duas áreas fundamentais onde a cloud está a ter um impacto significativo ao nível do negócio».
As 3 maiores barreiras para migrar mais apps para a cloud
1 – O grande volume de dados (68%)
2 – Falta de formação por parte dos colaboradores para levar a cabo a migração (65%)
3 – Políticas sobre dados na cloud e on-premise (55%)
Backup e protecção de dados no topo
O estudo mostra que 75% dos responsáveis de TI veem o backup e a protecção de dados como um dos projectos na cloud que está a ter mais impacto no seu negócio – mais que qualquer outro. De qualquer maneira, apesar de considerarem a protecção de dados e o backup como o caso de uso com mais impacto na cloud, 63% estão preocupados com a sua capacidade de recuperar os dados rapidamente a partir da cloud.
«A nossa experiência diz-nos que estes temores provêm de clientes que entendem que necessitam de algo mais do que ferramentas nativas para um nível básico de backup», disse Don Foster, diretor sénior de marketing de soluções da Commvault Foster. «Os clientes têm cada vez mais consciência de que precisam um backup e recuperação holísticos, com a segurança de que, independentemente de onde residam os dados – on-premise ou na cloud – estes estão protegidos e são recuperáveis de uma forma adequada».
Para estes responsáveis, a migração para a cloud é tão positiva como importante. Só um 1% dos inquiridos descreveu a sua viagem para a cloud como frustrante, e 13% descreveu esta experiência como cara. Segundo o estudo, 51% classifica a migração como inovadora e 35% como excitante.