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SIBS e IBM Portugal são parceiras no combate à fraude financeira

IBM e SIBS - António Raposo de Lima2IBM e SIBS - António Raposo de Lima

A SIBS e a IBM Portugal anunciaram uma parceria que, além de permitir a integração das capacidades analíticas da IBM na solução PAYWATCH da SIBS, também contará com a abertura de um centro de competências, no próximo ano.

Naquilo que descreve como «um reforço do compromisso» e «aposta nos serviços de detecção de fraude», a SIBS e a IBM anunciaram uma parceria para potenciar um novo modelo no que toca aos serviços de detecção de fraude.

Actualmente, a SIBS já conta com o serviço PAYWATCH, de prevenção anti-fraude, que permite a monitorização, prevenção e detecção de fraude em situação de pagamentos.
Já presente em sete países diferentes, em Portugal, por exemplo, e de acordo com os dados apresentados por José Azevedo, da SIBS, em 4% de transações feitas através da Internet, 73% revelaram-se fraudes.

Com esta parceria, que «junta o conhecimento da SIBS, com as potencialidades de analítica da IBM», explicou José Azevedo, será disponibilizado um modelo FPaaS (Prevenção de Fraude como um serviço), que estará disponível no primeiro trimestre de 2018, para aumentar a transparência nas transações.
Esta parceria, que foi descrita como «estratégica» para ambas as empresas, passará também pela construção de um centro de competências, em Viseu, para «melhoria de serviços». De acordo com os responsáveis, este centro estará pronto no quatro trimestre de 2018, com António Pires de Lima, da IBM Portugal, a avançar com a data de Novembro.

Um novo modelo de banking

Além de serem dadas mais informações sobre a forma como esta parceria se processará, a IBM aproveitou a conferência A Transformação Digital dos Serviços Financeiros 2017 para debater de que forma é que o sector da banca pode tirar partida das inovações tecnológicas.

Actualmente, num «mundo digital que é mais exposto», como explica o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, os clientes exigem mais de um banco – e há que fazer transformações para acompanhar isso, nomeadamente com um novo modelo operacional na banca.

Segundo Raoul Van Engelshoven, VP financial services sector da IBM Europa, há um lema: «Make banking joyful». Para o executivo, o novo modelo operacional deve ter três pontos no centro de pensamento: ser data driven, servir os clientes em tempo real (se possível ‘in a swipe away’) e tendo em conta a questão dos custos fixos. Para Van Engelshoven, os modelos de banking caminham também para um modelo que será cada vez mais composto por plataformas. «Não é uma utopia, é aquilo que fazemos – mas isto só pode acontecer se houver dados», explicou o responsável. Mas não sem deixar o aviso de que nem tudo é um mar de rosas: «A transformação para agile banking é um pouco como cirurgia de coração aberto – com a diferença de que não dá para colocar um banco a dormir», exemplificou o responsável.