MercadoNotícias

PME portuguesas chegam a 145 milhões de euros em exportações em vendas na Amazon 

As empresas nacionais venderam mais de 3 milhões de produtos, um aumento de 20% em relação ao no anterior, e o equivalente a 6 produtos vendidos por minuto na plataforma.

Snowing/Freepik

A Amazon divulgou dados sobre o seu impacto nas PME portuguesas em 2024. No ano passado, mais de mil pequenas e médias empresas nacionais ultrapassaram os 145 milhões de euros em vendas de exportação.

Estas venderam mais de 3 milhões de produtos, um aumento de 20% em relação ao no anterior, e o equivalente a 6 produtos vendidos por minuto na plataforma.

Além disso, mais de 95% das PME nacionais exportam para clientes em todo o mundo, alcançando mais de 110 países e territórios com destaque para a Europa. Os Estados-membros da UE correspondem a mais de 70% das vendas num valor de mais de 125 milhões de euros. O top cinco de países é constituído por Espanha, França e Alemanha, EUA e Reino Unido. Por outro lado, as empresas nacionais que vendem na Amazon efectuam exportações significativamente acima da média de 84% dos vendedores da UE27 nesse marketplace.

A Amazon lançou ainda uma loja que oferece aos clientes portugueses uma experiência de compra mais localizada e personalizada. A novidade apresenta várias secções especializadas, incluindo livros, produtos recomendados por influenciadores portugueses, conteúdo português no Prime Video e uma área dedicada a marcas nacionais. A loja destaca também casos de sucesso de vendedores portugueses através de testemunhos e entrevistas, demonstrando o impacto positivo da Amazon no crescimento dos negócios locais.

«Na Amazon, trabalhamos constantemente para desenvolver tecnologia, ferramentas inovadoras, equipas especializadas, logística eficiente e programas de formação para ajudar as PME a crescerem e expandirem os seus negócios globalmente. As PME portuguesas têm sido a prova viva de que qualquer negócio, independentemente da sua dimensão, pode aproveitar a nossa infraestrutura para alcançar milhões de consumidores em todo o mundo – tudo isto sem ter de investir na construção do seu próprio website, sistema de pagamento seguro, marketing digital ou equipa dedicada ao comércio internacional. Ao oferecer acesso à nossa infraestrutura global, estamos a impulsionar a competitividade e a inovação, garantindo que estas empresas possam expandir os seus horizontes e contribuir significativamente para o desenvolvimento do mercado global», afirma Inês Ruvina, Country Lead da Amazon em Portugal.

Deixe um comentário