Empreendedorismo

Dynamic Parking vence programa de aceleração Oeiras Move Tec Lab

A equipa vai agora implementar um projecto-piloto em Oeiras permitindo validar o modelo de partilha de estacionamento em contexto urbano.

© Oeiras Move Tec Lab

A Dynamic Parking foi a vencedora da primeira edição do programa de aceleração de empresas do Oeiras Move Tec Lab, uma iniciativa da Parques Tejo em articulação com o Município de Oeiras A aplicação promove a partilha de lugares de estacionamento entre privados e/ou empresas, com retorno financeiro para os locatários.

A equipa vai agora implementar um projecto-piloto em Oeiras permitindo validar o modelo de partilha de estacionamento em contexto urbano. Além disso, a startup vai beneficiar de 1 ano de utilização gratuita da Incubadora Oeiras Move Tec Lab.

O 2.º prémio foi atribuído ao projeto Mobev, que desenvolve e instala infraestruturas de carregamento para veículos eléctricos, optimizando recursos e promovendo a eficiência energética em frotas de empresas e entidades públicas.

Já 3.º prémio distinguiu a Sólido, solução que transforma o processo de reciclagem de óleo alimentar usado através da sua solidificação em casa, facilitando a reciclagem e reduzindo custos de recolha para os municípios. Estes projectos receberão, respectivamente, 1 ano e 6 meses de incubação no ecossistema Parques Tejo.

Durante o programa, os participantes tiveram formação intensiva, que combinou temas como Sustentabilidade na Mobilidade e no Ambiente, Transformação Digital, Inovação & Conectividade e ferramentas de desenvolvimento de negócios, ministrada por docentes de instituições como FCUL, Nova-FCT, IST e CEiiA.

Mara Ribeiro Duarte, Administradora da Parques Tejo, explica que «todos os projectos participantes são vencedores. Demonstraram um grande potencial de futuro e têm até capacidade para colaborarem entre si, gerando soluções integradas e transformadoras para o território».

A responsável assegurou que a iniciativa estará «seguramente de volta com a segunda edição do Oeiras Move Tec Lab, para incentivar mais projectos inovadores» em 2026.

Deixe um comentário