A pós-graduação Applied Data Science, Big Data & AI tem como objectivo «capacitar profissionais» para usar os dados e inteligência artificial no âmbito da «estratégia e inovação empresarial», assim como preparar líderes e decisores para impulsionar a transformação digital. A formação, alinhada com as necessidades da economia digital, resulta de uma «parceria sólida entre academia e mercado» que junta o «rigor pedagógico da LES à experiência prática da Claranet Portugal», explica Rui Ribeiro, director executivo da LISS – Universidade Lusófona Information Systems School. Esta «sinergia traduz-se num percurso formativo orientado por desafios reais, ferramentas actuais e os contextos concretos das organizações». Já João Mira Santiago, director executivo da Claranet Portugal, esclarece que a colaboração vai permitir à tecnológica «contribuir para a formação de talentos que vão liderar o futuro digital».
Teoria aliada à prática
O programa conta com docentes e especialistas das duas organizações e é dirigido a gestores, analistas e decisores com um grau de licenciatura ou equivalente, mas podem ser admitidos alunos não-licenciados, caso sejam «detentores de um currículo profissional que ateste a capacidade para a realização do curso», indica a LES. As inscrições estão abertas no site da Universidade Lusófona até 13 de Outubro e o início do curso está planeado para 19 do mesmo mês», conclui Rui Ribeiro.
Segundo o responsável da Universidade Lusófona, a grande mais-valia da formação «reside na forma como alia aplicabilidade imediata, profundidade técnica e visão estratégica», já que foi concebida «para profissionais que não se contentam com a teoria»; querem passar à prática e «transformar conhecimento em acção e dados em decisões, com impacto real». O director executivo da Claranet Portugal acrescenta que a capacitação prática dos profissionais é «essencial para garantir um impacto real nas organizações». Para Rui Ribeiro, «mais que ensinar a trabalhar com dados, a formação prepara líderes para pensar e agir com dados» e origina «profissionais com pensamento crítico, literacia digital e capacidade de transformar informação em vantagem competitiva».
Estrutura modular para diversos perfis
A pós-graduação vai ter diversos módulos, entre os quais, programação em Python para data science; análise e visualização de dados; engenharia e automação de dados; machine learning e inteligência artificial; e deep learning e redes neuronais. Rui Ribeiro realça que «outro factor diferenciador» da formação ‘Applied Data Science, Big Data & AI’ é a sua «abertura a perfis diversos». Assim, «não é uma formação exclusiva para engenheiros ou especialistas técnicos», sendo que a sua «estrutura modular e progressiva permite que gestores, analistas e decisores de várias áreas desenvolvam competências em Python, automação de workflows e algoritmos de machine learning, mesmo que não tenham uma base tecnológica profunda».
Em formato online e com uma duração de 120 horas, esta pós-graduação (que inclui certificações da DSPA – Data Science Portuguese Association) tem um custo total de 2200 euros (cinco mensalidades de 440 euros), a que se junta o valor da inscrição (195 euros) e o seguro escolar (47 euros).