O relatório ‘Desbloquear as Ambições de Portugal sobre Inteligência Artificial na Década Digital em 2025‘ da Amazon Web Services (AWS) e Strand Partners mostra que 41% das empresas está actualmente a utilizar IA em Portugal, ou seja, mais de 600 mil empresas em todo o país. Isto corresponde a um crescimento de 17% face ao valor do ano anterior.
O estudo revela ainda que cerca de 96 mil organizações nacionais utilizaram a tecnologia pela primeira vez, o que significa que, em média, a cada hora 12 empresas em Portugal passaram a utilizar IA. Segundo a AWS, isto «demonstra um forte ritmo de adoção e o potencial de maior crescimento».
As empresas portuguesas também registaram um aumento de 24% no investimento em IA no último ano, quando a média europeia de 22%, e esperam que, dentro de três anos, a tecnologia represente 16% dos seus orçamentos globais de TI.
Os principais benefícios da adoção da IA são melhorias significativas na produtividade [77%), nomeadamente ao nível da análise de dados simplificada (66%), a melhoria do serviço ao cliente (53%) e a automatização de tarefas de rotina (54%).
Além disso, 94% das empresas portuguesas relata aumentos de receitas numa média de 30% devido à adopção da tecnologia.
A impulsionar esta mudança estão as startups portuguesas, que em 2024, eram quase cinco mil e geraram mais de 2,6 mil milhões de euros em volume de negócios. Estas estão a integrar prontamente a IA e a tirar partido da tecnologia. Assim, 62% destas empresas adoptou IA e destas 55% tem a mesma integrada nas suas estratégias, em comparação com 38% em toda a Europa. Por outro lado, 35% está a criar produtos ou serviços orientados para a IA.
As startups indicam que o acesso a capital, ter um ecosistema próspero e o talento certo são os aspectos mais importantes. Assim, 46% das empresas portuguesas a indicam que o acesso a subsídios ou financiamento do governo foi o que mais ajudou a permitir a adoção da IA e 55% afirma ter um forte conjunto de competências em IA, em contraste com a média de apenas 30% de todas as empresas portuguesas.
Alás a falta de competências digitais, é apontada pelas empresas nacionais como um dos desafios da adopção da IA (42%), seguido dos custos iniciais elevados (34%) e a falta de clareza sobre o retorno do investimento (21%). Além disso, 37% das empresas aponta a incerteza em torno da regulamentação da IA como um dos principais factores que dificulta a sua implementação.
O relatório dende que as prioridades estratágicas devem ser apoiar startups impulsionadas por IA, acelerar a transformação digital em todos os sectores e criar incentivos para que as organizações façam uma integração eficaz da IA.