Empreendedorismo

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Esta startup criou uma plataforma de logistics-as-a-service (LaaS) que tem como objectivo «tornar-se o catalisador para empresas de retalho e e-commerce escalarem de forma eficaz». A Lyzer opera, para já, em Portugal mas, em 2025, quer entrar em Espanha.

© Lyzer

A Lyzer nasceu da experiência dos empreendedores Nuno Serradas Duarte, Diogo Silva e Filipe Nery que, em plena pandemia, criaram o supermercado online 360hyper e, depois, se juntaram a Hugo Menino Aguiar, co-fundador e ex-CEO da Speak.

Após algum tempo de actividade desta plataforma, aperceberam-se de que os retalhistas tinham «desafios operacionais» e que havia «uma oportunidade através da tecnologia e de modelos operacionais para trazer uma maior eficiência», salienta Hugo Menino Aguiar, co-fundador e CPO da Lyzer. O responsável realça que há «vários desafios», dando como exemplos a «operação em loja, a recolha das encomendas» (esta última deve ser da forma «mais rápida possível, com o menor erro possível») e a «entrega, garantindo satisfação do cliente final». Assim, a Lyzer desenvolveu uma plataforma de LaaS, com o mesmo nome, que optimiza o processo de gestão de encomendas, picking e delivery e que tem como objectivo «tornar-se o catalisador para empresas de retalho e e-commerce escalarem de forma eficaz».

Melhorar a eficiência
Esta solução garante uma gestão de encomendas eficiente ao proporcionar visibilidade total em todos os canais de rede onde os retalhistas estão presentes, desde o momento em que o cliente confirma a encomenda até à entrega. Além disso, tem «alertas em tempo real, que ajudam a antecipar e resolver problemas para garantir entregas pontuais» e automatiza o picking, atribuindo «pedidos com base na localização e na carga de trabalho, «organizando o percurso de recolha mais ágil», o que minimiza o tempo, os custos e «aumenta a organização no atendimento».

Na Web Summit 2024, a empresa lançou o Smart Cart Multipicking, um carrinho de picking inteligente. Hugo Menino Aguiar diz que esta ferramenta permite que os colaboradores do retalho nas lojas «possam fazer a recolha de múltiplas encomendas ao mesmo tempo» para entregas mais eficientes. Assim, o carrinho tem um «sistema de luzes e diferentes cestos, integrado com a tecnologia da Lyzer», o que possibilita que a pessoa que está a fazer a recolha das encomendas «faça um caminho optimizado para as diferentes encomendas, dentro da loja», acrescenta.

Crescer e chegar a novos mercados
Com uma equipa de «quarenta colaboradores» e mais de trezentos prestadores de serviços a nível nacional, a Lyzer opera actualmente em Portugal e, no «início de 2025», tem como objectivo entrar em Espanha. A escolha, diz o responsável, deve-se a duas razões: é um mercado que «apresenta uma oportunidade grande» e um «primeiro mercado bom para avançar em termos estratégicos». Mas a startup não pensa aumentar muito a equipa, refere Hugo Menino Aguiar: «Recrutámos a pessoa para liderar o negócio em Espanha e há sempre recrutamentos que iremos ter de fazer. Contudo, faz parte da nossa estratégia de negócio passa não aumentar exponencialmente os recursos humanos, enquanto crescemos o negócio». E as perspectivas são boas – em 2024, a Lyzer deve registar um crescimento de «200%» sendo que, nos primeiros anos, cresceu cerca de 300%», indica o CPO.

Em termos tecnológicos, já há alguns planos no roadmap, avança o empreendedor: «Estamos a trazer algoritmos de predictive analytics para a plataforma, com o objectivo de ajudar o retalhista a antecipar problemas e, no modelo mais operacional, a ter sinalização sobre atrasos, como alertas de que uma encomenda tem que ser tratada primeiro ou se vai chegar atrasada, porque há mais tráfego naquele horário».

Já ao nível de negócio, Nuno Serradas Duarte, co-fundador e CEO da Lyzer, adianta quais são as perspectivas: «Estamos focados em expandir a presença internacional e continuar a ser uma referência em inovação logística. O objectivo é crescer como uma solução de referência no modelo de LaaS».

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