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Receitas da Lenovo crescem 20% no terceiro trimestre e chegam aos 17,96 mil milhões de euros

Segundo a tecnológica, os bons resultados devem-se essencialmente ao aumento do «mix de receitas não PC» e à «estratégia de IA híbrida».

jcomp / Freepik

O Lenovo Group anunciou os resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2024/25, em que conseguiu receitas de cerca de 17,96 mil milhões de euros (18,8 mil milhões de dólares, ), correspondendo a um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

O lucro líquido mais do que duplicou em relação ao período homónimo para 661,94 milhões de euros (693 milhões de dólares) com base nas Normas de Relatórios Financeiros de Hong Kong (HKFRS). A empresa continua a investir em I&D, com estas despesas a aumentarem quase 14% em termos anuais para 593,17 milhões de euros (621 milhões de dólares).

Segundo a Lenovo, os bons resultados devem-se essencialmente ao aumento do «mix de receitas não PC» e à «estratégia de IA híbrida». A tecnológica «acredita que o actual crescimento da inteligência artificial está a criar grandes oportunidades para dispositivos, infraestruturas e serviços» e que «uma maior eficiência de inferência e um menor custo de potência de computação estão a democratizar a aplicação da IA».

Ao nível das unidades de negócio, o Intelligent Devices Group (IDG) registou um trimestre robusto alcançando 13,2 mil milhões de euros (13,8 mil milhões de dólares), um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Na área de PC, a Lenovo reforçou a sua posição de liderança com uma quota de mercado de 24,3% e nos smartphones o crescimento das receitas foi de dois dígitos com destaque para os mercados da Ásia-Pacífico e da região EMEA.

Já o Infrastructure Solutions Group (ISG) apresentou um aumento de quase 60% na receita do trimestre em relação ao ano anterior, atingindo 3,73 mil milhões de euros (3,9 mil milhões de dólares). O bom desempenho resulta do «hipercrescimento contínuo no negócio de Cloud Services Provider, bem como pelo crescimento constante no negócio de enterprise e PME».

Por último, o Solutions and Services Group (SSG) registou pelo 15º trimestre consecutivos um aumento, alcançando 2,2 mil milhões de euros (2,3 mil milhões de dólares) em receitas e uma margem operacional de 20%. O volume de negócios de soluções e serviços não relacionados com hardware continuaram a ser o forte motor de lucro do SSG e continuam a crescer.

Yuanqing Yang, presidente e CEO do Lenovo Group, explica que a «receita e o lucro da Lenovo alcançaram um crescimento significativo no último trimestre, com um forte desempenho em todos os negócios principais. Nomeadamente, o negócio ISG regressou à rentabilidade e o negócio de smartphones registou um rápido crescimento».

O responsável salienta ainda a importância que a inteligência artificial está a ter no negócio: «A tecnologia de IA, com maior eficiência e custos mais baixos, está a acelerar a maturação da IA pessoal, particularmente a IA no dispositivo e a IA de ponta. Também acelerou a adopção da IA pelas empresas. Isto alinha-se perfeitamente com a direcção da IA híbrida que temos vindo a impulsionar e a liderar. Ao olharmos para o futuro, o nosso investimento contínuo em inovação, combinado com as nossas operações globais excepcionais e resilientes, posiciona-nos bem para um crescimento sustentado e rentável no futuro».

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