NotíciasSegurança

Kaspersky integra Aliança Global da UNIDO para desenvolver a IA na Indústria

Esta colaboração estratégica reflete o compromisso da empresa em fazer avançar a utilização segura e sustentável da tecnologia.

Rawpixel/Freepik

A Kaspersky anuncia a sua adesão à Aliança Global sobre Inteligência Artificial para a Indústria (AIM Global), lançada pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Esta colaboração estratégica reflete o compromisso da empresa em fazer avançar a utilização segura e sustentável da IA para impulsionar a inovação e criar um mundo mais sustentável.

Introduzida em 2023, a AIM Global promove o desenvolvimento e a implementação responsáveis de Inteligência Artificial (IA) e tecnologias de fronteira. Alinhada com a iniciativa ‘A Nossa Agenda Comum’ do Secretário-Geral da ONU, a AIM Global visa promover a aplicação responsável, sustentável e inclusiva deste conjunto de tecnologias no setor industrial, reunindo governos, organizações internacionais, o setor privado e líderes da indústria que reconhecem o potencial transformador da IA.

Com uma vasta experiência em algoritmos de IA e Machine Learning (ML), utilizando-os nas suas soluções há quase 20 anos, a Kaspersky está entusiasmada por contribuir para a missão da AIM Global de desbloquear todo o potencial da IA para a indústria. A adesão à AIM Global ajudará a Kaspersky a promover as melhores práticas para a utilização deste conjunto de tecnologias na indústria e na produção, partilhando a experiência que a empresa acumulou no seu Centro de Investigação de Tecnologia de IA, que se concentra na investigação de IA e na deteção de ameaças e soluções baseadas em Inteligência Artificial.

A colaboração com a AIM Global também permitirá à Kaspersky aumentar a consciencialização global sobre o uso consciente da IA junto de um público mais vasto, destacando os potenciais riscos de cibersegurança que estas tecnologias podem trazer para a vida quotidiana, desde dispositivos domésticos inteligentes até ao fabrico e negócios robóticos. A Kaspersky tem realizado continuamente análises sobre o potencial impacto das ferramentas de IA no panorama da cibersegurança e tem defendido a sua utilização ética nesta área, tendo apresentado os seus Princípios Éticos da Inteligência Artificial no Fórum de Governação da Internet da ONU em 2023.

Estes princípios refletem os Princípios de Utilização Responsável da IA na Indústria da AIM Global – transparência e responsabilidade, inclusão, colaboração e inovação, fiabilidade e segurança, e privacidade e segurança -, com os quais a Kaspersky também está comprometida como membro da aliança.

«Estamos muito satisfeitos por fazer parte da AIM Global, onde as partes interessadas mundiais com uma visão comum colaboram para aproveitar o poder da IA de uma forma responsável. Como parte desta comunidade, estaremos a contribuir para a criação de parcerias estratégicas para a utilização ética e sustentável da IA e para a construção de um futuro em que a IA promova mudanças e inovações positivas», afirma Eugene Kaspersky, fundador e CEO da Kaspersky.

Deixe um comentário