brand.ITdestaque

DA TECNOLOGIA INTELIGENTE À SUSTENTABILIDADE: AQUI ESTÃO AS TENDÊNCIAS MAIS REPRESENTATIVAS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO EM VISTA DE 2025

Por trás de cada mudança, muitas vezes há uma mente corajosa que decidiu abrir-se ao desconhecido do futuro: hoje em dia é extremamente importante ser capaz de adaptar e aproveitar rapidamente as oportunidades oferecidas pelo mercado. E isso aplica-se a todas as principais indústrias que operam globalmente, especialmente na perspectiva de 2025, onde as palavras-chave serão inovação e sustentabilidade. De acordo com uma série de pesquisas realizadas pela Espresso Communication em nome da KONE – líder global no campo de elevadores, escadas e tapetes rolantes, um dos setores que será mais afetado por esses fatores é o setor da construção, mais conhecido como “indústria da construção“. De acordo com a AZoBuild, o futuro da construção será dominado pela inteligência artificial. Este último não só irá proporcionar uma oportunidade para gerir uma grande quantidade de dados, mas também ajudar a antecipar possíveis atrasos operacionais, otimizando assim o trabalho e avaliando os riscos potenciais para os funcionários individuais. Mas isso não é tudo, porque há e haverá mais e mais drones e robôs que melhoram a segurança e a eficiência, especialmente em estaleiros de obras.

No mesmo comprimento de onda, a KONE oferece soluções inovadoras concebidas para diferentes fases de obras, nomeadamente elevadores de última geração que facilitam a circulação dos trabalhadores e materiais. Eles são montados de forma rápida, segura e eficiente. Uma vez concluída a instalação, os materiais de proteção são removidos e o elevador é entregue pronto para serviço. Mais detalhes sobre este assunto são fornecidos por Marcos Ramos, Diretor de Soluções para Novas Construções da KONE Itália e Ibérica: “O mundo da construção está em constante mudança. Os novos edifícios inteligentes exigidos pelos compradores em todo o mundo são a prova disso. Para a KONE, o elevador é mais do que apenas uma conexão entre os andares. É o elemento que pode empurrar edifícios e cidades para uma nova era de tecnologia. Não é por acaso que para todos os nossos elevadores, incluindo os de obras, oferecemos o serviço de manutenção preditiva, baseada em inteligência artificial, que nos ajuda a monitorizar constantemente as instalações, verificar sua eficiência e intervir antes que ocorra uma falha. Isto permite-nos fornecer segurança extrema e desempenho ideal”.

Siga as palavras de Marcos Ramos com indicações adicionais sobre o futuro da construção que, além da tecnologia, terá como outro protagonista a sustentabilidade. Nesse sentido, surge o conceito de economia circular que empurra para reutilizar e reciclar materiais para minimizar os resíduos. Esta abordagem incentiva os arquitetos e os desenvolvedores a projetar com todo o ciclo de vida dos edifícios em mente, para que os materiais possam ser reutilizados para projetos futuros. A contribuição da KONE para uma economia circular começa com o foco na redução de materiais, energia e outros recursos usados no projeto, produção, instalação e comissionamento de novas plantas. Depois é desenvolvido em atividades de manutenção, por exemplo, utilizando uma frota de veículos de serviço com baixas emissões e manutenção preditiva para reduzir visitas não planeadas. Por fim, é completada pela modernização de elevadores antigos existentes, projetados especificamente para prolongar sua vida.