Empreendedorismo

Lisboa tem um novo pólo de inovação dedicado ao empreendedorismo sustentável

O greenhub conta já com 16 empresas e 110 colaboradores, mas é também possível às startups associarem-se ao projecto de forma remota para obter mentoria e terem oportunidades de parceria exclusivas.

Gil Azevedo © Unicorn Factory Lisboa

A Unicorn Factory Lisboa inaugurou um greenhub para fomentar inovação nacional em sustentabilidade e mobilidade. A iniciativa nasce em parceria com a Amazon Web Services, Critical Software, Grupo Brisa, Mota-Engil Renewing e a Cleantech for Iberia, organização apoiada pela Breakthrough Energy de Bill Gates.

Este pólo tem como principais objectivos desenvolver o ecossistema de inovação, atrair conhecimento académico, talento e investimento, bem como albergar empresas que criem soluções em várias áreas com apoio de tecnologias verdes.

Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory Lisboa, salienta a importância do projecto: «A criação do
greenhub, em colaboração com os nossos parceiros estratégicos, permitirá agregar talento e apoiar projectos inovadores, exponenciando as acções e programas que já desenvolvíamos dedicados a este tema, como é o caso do Programa Clean Future para a inovação destinada a cidades inteligentes».

O terceiro hub criado pela Unicorn Factory Lisboa situa-se em Entrecampos, no edifício da Critical Software, e dispõe de um espaço de coworking para 12 pessoas, nove salas privadas (55% delas já ocupadas) e ainda um lounge para a realização de eventos, sessões de networking e workshops.

Para já, o greenhub conta já com 16 empresas inovadoras e 110 colaboradores, mas é também possível às startups associarem-se ao pólo de inovação de forma remota. Isto possibilita acesso «a especialistas e mentores, actividades relevantes para a comunidade, e a oportunidades exclusivas de parceria nos principais sectores de greentech».

O greenhub vai ainda ser a casa do Clean Energy Accelerator da AWS. Esta é a «primeira base física» para acolher os empreendedores que participem no programa da tecnológica e vai permitir o desenvolvimento e teste de soluções na capital portuguesa.

A iniciativa foi inaugurado por Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que fez um balanço da iniciativa Unicorn Factory Lisboa: «Este ano celebramos os 2 anos do lançamento do projecto, e quando vemos tudo o que foi possível alcançar é extraordinário. Dinamizámos o centro do Beato, e lançámos mais 3 novos hubs de inovação. Temos 20 programas de incubação e aceleração de empresas, atraímos mais de 70 centros tecnológicos e criámos mais de 15 mil oportunidades de trabalho. Lançámos o maior prémio de inovação social da Europa, e vencemos a Capital Europeia da Inovação. Hoje, Lisboa tem uma visão e uma estratégia para a economia que é verdadeiramente ambiciosa e os resultados estão à vista. A inovação está a criar melhor emprego, a mudar vidas e a transformar a cidade».