InternacionalNotícias

Programa SPICE do EIT HEALTH tem 160 mil euros para apoiar a inovação nacional

As inscrições estão abertas até dia 31 de Outubro e os candidatos devem apresentar soluções no domínio dos cuidados de saúde que tenham atingido, pelo menos, «o nível 6 de preparação tecnológica».

Freepik

O EIT Health InnoStars, parte do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), tem um novo programa para apoiar startups, PME, hospitais, universidades e instituições de investigação na área da saúde.

O SPICE (Strategic Partnership Initiatives for Competitive Edge) está disponível em Portugal e 18 países da Europa Central, Oriental e do Sul abrangidos pelo Regime Regional de Inovação do EIT e deve arrancar no final do ano de 2024 com duração de um ano.

A iniciativa tem 100 mil euros para apoiar projectos de «serviços de desenvolvimento e comercialização personalizados e em espécie», incluindo suporte regulamentar, validação clínica, inovação tecnológica, privacidade dos dados e estratégia de comercialização. Além disso, há 60 mil para «mentoria e orientação especializadas para um máximo de dez equipas» promovida pela EIT Health InnoStars Expert Pool.

As inscrições estão abertas até dia 31 de Outubro e os candidatos devem apresentar soluções inovadoras no domínio dos cuidados de saúde que tenham atingido, pelo menos, «o nível 6 de preparação tecnológica», o que significa que «se encontram na fase de protótipo e foram demonstradas num ambiente relevante».

Alessio Smeraldo, responsável pela criação de empresas do EIT Health InnoStars, explica o objectivo «é transformar soluções de elevado potencial em empresas bem-sucedidas e escaláveis que possam prosperar no competitivo mercado europeu dos cuidados de saúde». Este é «um passo crucial para as empresas que estão prontas a ultrapassar o desenvolvimento inicial e a avançar para a aplicação e comercialização no mundo real».

O responsável acrescenta que outra das vantagens do programa «é a oportunidade de os participantes se tornarem membros do EIT Health InnoStars» que dá «acesso a um vasto leque de recursos a longo prazo, oportunidades de colaboração e parcerias estratégicas que são essenciais para o crescimento de uma empresa de saúde bem-sucedida».