A Xiaomi Corporation anunciou os seus resultados consolidados não auditados para o segundo trimestre de 2024, que terminou a 30 de Junho. A tecnológica conseguiu receitas de 11,2 mil milhões de euros, um aumento de 32% YoY.
O lucro líquido ajustado foi de cerca de 785 milhões de euros, correspondendo a um aumento de 20,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, e a margem de lucro bruto atingiu 20,7%.
A unidade de negócio smartphones foi a principal responsável pelos bons resultados com receitas de 5,9 mil milhões de euros (+27,1%), seguido da divisão de IoT e produtos de lifestyle com uma facturação de 3,4 mil milhões de euros (+20,3%) e dos serviços de Internet com 1,05 mil milhões de euros (+10%).
No segundo trimestre, as vendas globais de smartphones da Xiaomi atingiram 42,2 milhões de unidades, um aumento de 28,1% em relação ao ano anterior. De acordo com a Canalys, a Xiaomi manteve a sua posição comoma terceira marca a nível mundial, o que acontece há 16 trimestres consecutivos e tem uma quota de mercado de 14,6%.
Já as receitas do negócio de veículos eléctricos inteligentes e outras novas iniciativas totalizaram 812 milhões de euros, com vendas de mais de 27 mil EV. A fábrica da marca, a Xiaomi EV Factory, «iniciou operações em turnos duplos, com o objectivo de atingir a meta do grupo de entregar 100 mil veículos até Novembro, ou seja, antes do previsto.
Além disso, a tecnológica continua a reforçar a sua estratégia de ecossistema inteligente ‘Human x Car x Home’ e investiu 698 milhões de euros em I&D.