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Volume de negócios da Eviden aumenta mais de 10% no mercado nacional

A empresa do Grupo Atos anunciou os resultados referentes a 2023, as suas perspectivas e a estratégia para o resto deste ano. A Eviden vai investir fortemente na área da inteligência artificial generativa.

Octávio Oliveira © Eviden Portugal

A Eviden anunciou ter conseguido um aumento de mais de 10% do seu volume de negócios, no mercado nacional. Globalmente, a tecnológica registou quase 5,1 mil milhões de euros em receitas, sendo que o grupo Atos, ao qual a empresa pertence, chegou aos onze mil milhões de euros de facturação.

Em Portugal, o bom desempenho da Eviden deveu-se ao crescimento do negócio no sector público e à aquisição de novos clientes, nomeadamente na área da indústria. A empresa assegurou ainda uma taxa de win rate «superior a 50%» nos projectos de outros sectores onde já actuava. A área de transformação digital é o «eixo de crescimento no mercado nacional e transversal a todos os sectores», indica a tecnológica.

Octávio Oliveira, country manager da Eviden Portugal, salienta que «2023 foi um ano de consolidação da equipa e da criação de novas áreas de suporte dentro do application management, nomeadamente na inteligência artificial generativa» e revela que a «abrangência do campo de actuação da equipa no mercado nacional pretende, acima de tudo, ir ao encontro das necessidades dos clientes». O responsável não esquece os parceiros: são uma parte importante do «crescimento, pois «scomplementam a capacidade de recursos necessária» da empresa.

IA generativa é aposta em 2024
Para este ano, em que se assinala o primeiro aniversário da marca em Portugal, o objectivo é manter o crescimento de dois dígitos, «aliado ao crescimento da project margin». A administração pública vai continuar a ser uma das apostas, através do alargamento do «campo de actuação a novos clientes», que vão beneficiar da capacidade da Eviden Portugal em «responder e criar equipas num curto espaço de tempo, de forma ágil e competente».
A IA generativa faz também parte da estratégia a nível global e, ao longo deste ano, a Eviden, quer «estabelecer e construir um novo negócio junto da base de clientes», mas também angariar novos, desenvolvendo soluções com essa tecnologia, como esclarece Octávio Oliveira: «Queremos avançar com casos de uso provados, que possam gerar quick wins. Áreas de apoio aos recursos humanos (marcação de férias) e facilities management (marcação de lugares de parqueamento) estão no topo das prioridades».

O responsável revela ainda que a empresa, que lançou a sua solução Eviden Intelligent Agent em Portugal, no passado mês de Fevereiro, já está a «desenvolver actividades de IA generativa com instituições do sector público e o sector das utilities» no mercado nacional. Octávio Oliveira sublinha que as «vantagens da IA generativa para as empresas são notáveis» e destaca algumas das áreas em que a tecnologia já ajuda as organizações: «Tomar decisões, optimizar operações e aumentar a eficiência, resultando em economia de custos».