A Accenture inaugurou o seu terceiro centro de tecnologia em Portugal. Situado na Torre Arnado (baixa de Coimbra), o novo hub terá como foco o «desenvolvimento e entrega de uma vasta gama de soluções tecnológicas em múltiplas plataformas», como por exemplo, Salesforce, SAP, Google, Workday, Java e low-code, assim como «serviços de desenvolvimento de soluções à medida e de cloud». Manuela Vaz, presidente da Accenture Portugal, explica o objectivo do centro: «O ATC de Coimbra irá apoiar as estratégias de reinvenção dos nossos clientes, ajudando-os a alcançar maior valor nas suas organizações. Vai permitir-nos catalisar o crescimento e a inovação dos nossos clientes».
Já Susana Mata, managing director e responsável pelos centros tecnológicos da Accenture em Portugal, acrescenta que o ATC de Coimbra reforça o compromisso da empresa com a «exportação de serviços de valor acrescentado de Portugal para o mundo».
Talento altamente qualificado
O centro de Coimbra conta com «cem profissionais altamente especializados» que foram «transferidos ou contratados localmente». A aposta no talento local é, aliás, uma das “bandeiras” da tecnológica: «A Accenture tem um longo historial de colaboração com o ecossistema tecnológico e empresarial português, mas também com as universidades e escolas técnicas locais contribuindo activamente para o desenvolvimento do talento tecnológico», realça a presidente – nesta linha, a empresa está a colaborar com universidades locais, incluindo a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Coimbra. Susana Mata, managing director e responsável pelos centros tecnológicos da Accenture em Portugal, salienta ainda que o novo Advanced Technology Center da Accenture irá contribuir para a criação de emprego «altamente qualificado e especializado nas áreas da tecnologia».
Por outro lado, a vertente da formação terá também um papel fundamental no âmbito do centro e a Accenture quer para dotar os colaboradores com as competências necessárias, para «ajudar os clientes a enfrentar os desafios e oportunidades dos seus mercados». Para isto, também irá contribuir, certamente, o investimento anunciado pela tecnológica de mil milhões de dólares (cerca de 910 milhões de euros, a três anos) no programa Accenture LearnVantage que visa« satisfazer as crescentes necessidades de formação dos clientes e colaboradores em competências tecnológicas de IA, cloud e cibersegurança». Além disso, desenvolvimentos de soluções e serviços realizados no ATC de Coimbra vão recorrer a «metodologias agile, capacidades de automação e modelos inovadores».