A Global 100 é uma lista anual das empresas mais sustentáveis do mundo e, em 2024, a Ricoh conseguiu o 72º lugar, uma subida de 8 posições em relação à classificação de 2023.
Publicada pela Corporate Knights, a listagem tem por base 25 componentes, entre os quais a gestão de recursos, as receitas sustentáveis, o investimento e o desempenho dos fornecedores. A tecnológica destacou-se por ter conseguido 51% de receitas sustentáveis e feito um investimento em sustentabilidade na ordem dos 34%.
Esta é a 12º vez que a empresa entra na Global 100, uma classificação na qual foi uma presença constante desde que esta começou, em 2005, e até 2014. Ramon Martin, CEO da Ricoh Espanha e Portugal, explica que «a distinção é um reconhecimento da preocupação com a questão da sustentabilidade e do esforço conjunto por alinhar a estratégia de ESG com o crescimento do negócio».
Segundo a empresa, a estratégia na área de governança ambiental, social e corporativa passa por «um equilíbrio dos três P – Prosperidade (económica), Pessoas (sociedade) e Planeta (ambiente)» e para isso a tecnológica quer «resolver questões sociais através da actividade empresarial e de infraestruturas de gestão robustas».