A NOS anunciou que é «a primeira empresa portuguesa de telecomunicações» a criar um chatbot com inteligência artificial generativa para auxiliar os clientes a encontrar informações sobre produtos e serviços e esclarecer as suas dúvidas.
O assistente virtual está disponível no Fórum NOS e é capaz de responder a qualquer questão de forma autónoma com base em informação pública existente na base de conhecimento da empresa. A solução ainda está numa fase inicial e por isso irá ainda ser melhorada ao longo dos tempos para oferecer uma assistência cada vez mais completa.
Jorge Graça, Chief Technology Officer da NOS, explica que o objectivo da empresa com o chatbot e com futuros desenvolvimentos nesta área é ajudar «a melhorar ou simplificar o dia-a-dia das pessoas».
A solução, que foi desenvolvida por uma equipa interna da empresa em parceria com a tecnológica nacional DareData Engineering, faz parte da estratégia da operadora de «lançar novas aplicações de tecnologias como IA generativa ou ciência de dados, para o desenvolvimento de melhores produtos e serviços, que possam ir ao encontro das necessidades dos clientes». O responsável destaca que «o investimento em inovação e novas tecnologias colocadas ao serviço dos clientes são um dos pilares da NOS».