NacionalNotícias

Whistleblower Software: 75% das empresas portuguesas já implementaram canais de denúncias

O RGPC briga todas as entidades públicas e privadas com 50 colaboradores ou mais a adoptar uma série de medidas de combate à corrupção, entre elas, ter um canal de denúncias.

Freepik

A Whistleblower Software revela que seis em cada oito empresas portuguesas (75%) implementaram um canal de denúncias para cumprir a legislação em vigor no âmbito do Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).

Esta legislação, que entrou em vigor a 18 de Junho de 2022, obriga todas as entidades públicas e privadas com 50 colaboradores ou mais a adoptar uma série de medidas de combate à corrupção, entre elas, a implementação de um canal de denúncias.

A empresa de software dinamarquesa afirma ainda que, «de acordo com informações internas provenientes de clientes e parceiros», as organizações nacionais também criaram canal de denúncias por outras razões e assim 62,5% indicam que os motivos legais não foram o que levaram a terem canais de denúncia. Destas organizações, 40% revelaram terem sido as motivações internas.

Francisca Costa, Country Manager da Whistleblower Portugal, explica que esta «decisão reflecte uma preocupação genuína das empresas em criar um ambiente de trabalho saudável e transparente, onde os colaboradores se sintam encorajados a relatar quaisquer irregularidades sem medo de represálias».

Além disso, 20% das empresas portuguesas admitiram terem sentido que lhes foi imposta por um fornecedor ou por parceiros e o mesmo número por requisitos dos seus clientes e por fazer parte do seu código de conduta interno.