A Otovo iniciou operações em Portugal para trazer aos consumidores do País a possibilidade de ter energia solar como um serviço. A plataforma de instalações solares e baterias residenciais quer democratizar o acesso à energia renovável através de um modelo de subscrição mensal, sem necessidade de investimento inicial.
A empresa é a primeira no mercado nacional a oferecer este tipo de oferta para acelerar a transição energética. A plataforma permite que os clientes adquiram os equipamentos ou optem pelo modelo de subscrição ao estilo Netflix. No entanto, os consumidores podem sempre optar por comprar o sistema mais tarde, caso pretendam.
O objectivo é que «o cliente seja capaz de aumentar o seu autoconsumo tanto quanto possível ao tornar-se menos dependente da rede e da volatilidade dos preços da electricidade».
Na plataforma Otovo, os consumidores podem introduzir a sua morada e confirmar o telhado para ter acesso a uma primeira oferta e às poupanças estimadas. Posteriormente é analisado o potencial do telhado sem a necessidade de uma visita e o serviço irá encontrar o melhor preço e instalador para o cliente, com base num processo de licitação automática entre os instaladores disponíveis.
Portugal é o décimo país a receber a empresa norueguesa cuja operação nacional será liderada por Manuel Pina, ex-responsável da Uber.
O diretor geral da Otovo em Portugal, explica aos objectivos e as mais-valias da empresa: «Acreditamos que um acesso fácil e economicamente viável ao autoconsumo é a chave para ajudar as famílias a reduzir os seus custos com energia assim como a sua dependência da rede e da volatilidade do mercado. Através da nossa tecnologia, em poucos passos, os clientes podem estimar o sistema que melhor se adapta às suas próprias necessidades e rapidamente inscrever-se para uma assinatura ou aquisição. Para os instaladores queremos ser a forma mais eficiente de gerar mais vendas sem custos de aquisição ou deslocação. Com a Otovo, os instaladores podem concentrar-se naquilo que fazem melhor: a instalação».