A Accenture e a Efma anunciaram a abertura da 7ª edição do Prémio de Inovação em Seguros, que reconhece ideias e projectos inovadores no sector e que contribuam para sua transformação digital e modernização.
A iniciativa tem diversas categorias entre as quais, ecossistemas e marketplaces, para novos modelos de negócio e «propostas de valor escaláveis end-to-end que capitalizam o poder de parcerias, plataformas e de IoT»; Insurtech; Inovação em produtos e serviços, que aumentam ou substituem a oferta do seguro tradicional; Re-imaginação da experiência de cliente; Social, sustentável e responsável, ligada à «área da responsabilidade social corporativa e a capacidade de as empresas demonstrarem ser um verdadeiro aliado dos seus clientes»; transformação da força de trabalho; e o grande vencedor que é o Global innovator.
Este último prémio será entregue a uma empresa que se comprometa com a inovação e transformação contínuas e para se qualificar a vencer, o candidato terá de apresentar pelo menos três inovações nas restantes categorias.
As inscrições serão avaliadas pela sua «originalidade; capacidade estratégica de gerar vantagem competitiva de longo prazo e retorno do investimento, e a adaptabilidade da prática para uso noutros mercados e países», explica a Accenture, em comunicado.
As seguradoras e insurtechs de todo o mundo podem inscrever-se no prémio até ao dia 8 de Abril.
Os vencedores serão seleccionados por um painel de jurados, composto por executivos séniores de seguradoras e por uma votação online dos membros da Efma e de instituições de seguros. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia que decorrerá a 15 de Junho de 2022.
Instituída em 2016, a iniciativa recebeu, no ano passado, 460 inscrições de 55 países, incluindo 7 de Portugal e Silvia Milián, managing director da indústria de seguros da Accenture e responsável pelo prémio, revela que isso demonstra «a importância da inovação na construção de resiliência» que foi necessária em ano de pandemia.
A responsável deixa ainda um apelo às seguradoras e insurtechs de todo o mundo para «enviarem as suas ideias e melhores práticas para ajudar a transformar ainda mais as organizações e a indústria, ao mesmo tempo que criam valor para os clientes e para o ecossistema mais amplo».