A Lenovo anunciou os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal 2021/2022, em que registou receitas de 16,9 mil milhões de dólares, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.
A empresa apresentou «melhorias significativas de rentabilidade face ao período homólogo», com a receita antes de impostos praticamente a duplicar para 650 milhões de dólares (aumento de 96%). Além disso, os resultados líquidos também mais do que duplicaram, crescendo 119% para 466 milhões de dólares.
As despesas de R&D no primeiro trimestre aumentaram, a Lenovo anunciou que investiu mais 40% em inovação em relação ao período homólogo e que vai duplicar esse financiamento nos próximos três anos.
Ao nível dos segmentos de negócio, a área de Solutions e Services Group teve um crescimento de receitas de 38% face ao ano anterior para 1,18 mil milhões de dólares; já a de Infrastructure Solutions Group registou uma receita recorde de 1,8 mil milhões de dólares e «superou o mercado em seis trimestres consecutivos, enquanto alcançou os melhores resultados em cinco anos».
Por último, o negócio de Intelligent Devices Group teve «um recorde no primeiro trimestre de lucro e receita». O lucro foi de 1,1 mil milhões de dólares, com um aumento de 43% face ao ano anterior e receita de 14,7 mil milhões de dólares, com um aumento de 28% face ao período homólogo.
O chairman e CEO -do Lenovo Group, Yuanqing Yang (na foto), explica os resultados: «A digitalização acelerada e a transformação inteligente criaram oportunidades de mercado significativas por todo o mundo. A Lenovo está a aproveitar isso com sucesso à medida que nos transformamos de uma empresa de dispositivos para uma fornecedora de serviços e soluções. A prova disso está no nosso desempenho – só neste trimestre duplicámos a rentabilidade em comparação ao ano anterior, enquanto a margem do lucro líquido atingiu a maior em muitos anos».
Sobre o futuro, o responsável salienta que a empresa vai continuar «a aumentar o investimento em R&D, com o objectivo de duplicá-lo nos próximos três anos», vai «melhorar ainda mais a excelência operacional» e continuar «comprometida com a inovação verde e a cidadania corporativa para alcançar aumentos de rentabilidade sustentáveis a longo prazo».