A KnowledgeWorks anunciou que vai fazer um investimento superior a 225 mil euros em soluções de IA através de um projecto, desenvolvido no âmbito do PRR e financiado pela União Europeia através do NextGenerationEU. O objectivo é «cobrir todo o processo de desenvolvimento de software com ferramentas de IA específicas para cada fase» e assim «aumentar a produtividade das equipas e transformar a forma como o trabalho é organizado e maximizado», salienta Pedro Barbosa, director operacional da KnowledgeWorks.
O responsável avança quais as soluções escolhidas: «Para a equipa de desenvolvimento, adoptamos o Claude AI como assistente de código. Para as restantes equipas (gestão de projecto, produto, analistas, testes e design) vamos usar o ChatGPT como assistente de tarefas cognitivas, desde produção de conteúdos e sumarização de documentos à análise de informação e apoio à tomada de decisão».
Além disso, a empresa vai implementar outras ferramentas como o Jira, o Confluence, o Rovo, o Semgrep, na área da segurança, e o CircleCI «para pipelines de CI/CD automatizados». Pedro Barbosa acrescenta que «um aspecto importante é a integração entre estas ferramentas, por exemplo, o Claude AI pode ser ligado ao Jira e ao Confluence para consultar contexto de tarefas e documentação técnica directamente durante o desenvolvimento, reduzindo a troca de contexto e acelerando a execução».
Principais benefícios
A KnowledgeWorks prevê diversas vantagens na integração de IA nas suas operações, entre as quais «a redução dos ciclos de desenvolvimento, menos erros em produção, aumento qualidade do código e eliminação de tarefas repetitivas de baixo valor» isto traduzir-se-á na diminuição dos «tempos de execução em tarefas técnicas e administrativas, dos incidentes de segurança no código e melhoraria da previsibilidade dos projectos». Este aumento de produtividade será medido através de «indicadores como tempo médio de entrega (lead time), taxa de defeitos, número de vulnerabilidades detectadas antes de produção, tempo gasto em reuniões síncronas vs. comunicação assíncrona», entre outros.
O «foco imediato é a optimização interna», ou seja, «tornar as equipas mais produtivas e as entregas mais rápidas e seguras», o que terá um «impacto directo nos clientes» como refere Pedro Barbosa. Assim, a empresa espera «entregas com maior qualidade, ciclos mais curtos e maior capacidade de resposta. A médio prazo, o conhecimento acumulado na integração destas ferramentas posiciona-nos para oferecer serviços de consultoria em adoçam de IA a outros clientes.
Implementação faseada
O projecto «tem de estar concluído até ao final de 2027, por ser esse o prazo estabelecido pela candidatura no âmbito do financiamento do PRR», acrescenta o responsável. Neste momento estão «na fase inicial» como refere o director operacional: «Já implementámos o Claude AI como primeira ferramenta e estamos em processo de contratação do gestor de plataforma dedicado à implementação e operacionalização de todas as soluções»
Já sobre os planos ligados à IA nos próximos anos, Pedro Barbosa revela que a KnowledgeWorks tem metas bem definidas: «A nossa estratégia é pragmática: primeiro, garantir que a IA está efectivamente integrada no dia-a-dia de todas as equipas, não como novidade, mas como ferramenta de trabalho. Depois, evoluir para automações mais avançadas com agentes de IA que possam executar fluxos de trabalho completos com supervisão humana. A longo prazo, queremos que a IA seja um diferenciador competitivo, tanto na nossa eficiência interna como na capacidade de entregar soluções mais inteligentes aos nossos clientes».









