Nacional

Grupo Gigas reforça aposta em Portugal e investe 5 milhões de euros no data center da Matinha

O capital investido terá foco na «melhoria da eficiência energética, no reforço das capacidades eléctricas e na criação de novas ‘salas brancas’».

Mário Lopes © Gigas

O Grupo Gigas anunciou um investimento de cinco milhões de euros no data center da Matinha, em Lisboa. Esta aposta faz parte «de um compromisso contínuo» da multinacional com o País, que já ultrapassa 80 milhões de euros desde 2019.

O capital investido terá foco na «melhoria da eficiência energética, no reforço das capacidades eléctricas e na criação de novas ‘salas brancas’, áreas especialmente preparadas para alojar servidores e equipamentos críticos com condições controladas de temperatura, humidade e segurança».

O data center emprega actualmente cerca de 130 profissionais e a Gigas prevê o reforço da equipa, sobretudo nas áreas de engenharia e comercial.

A infraestrutura da Matinha é operada pela ONI e representa um hub central de operação da empresa de telecomunicações integrando capacidade de alojamento, serviços cloud e conectividade. Além disso, tem ligação directa aos principais pontos internacionais de interligação de redes e cabos submarinos que amarram em Portugal e faz parte do Pacto de Neutralidade Climática, em linha com os objectivos de responsabilidade ambiental da Gigas.

Mário Lopes, Country Manager do Grupo Gigas e Director Comercial da ONI, explica que a estratégia da empresa: «Este investimento não é apenas tecnológico, trata-se também de um importante reforço do nosso compromisso para com o tecido empresarial e soberania digital nacional, garantindo que as empresas nacionais, ou a operar em Portugal, tenham ao seu dispor uma infraestrutura de referência que lhes permita garantir os mais exigentes requisitos de disponibilidade, segurança e normativos do seu negócio».

Deixe um comentário