DistribuiçãoMercadoNotícias

ALSO regista resultados recorde em 2025 com receitas de 15,2 mil milhões de euros

A empresa contou ainda com 286 milhões de euros (+22%) de EBITDA, um ROCE de 16,1%  e um fluxo de caixa de 830 milhões de euros, mais 14% do que em 2024.

Jannoon028/Freepik

A ALSO anunciou os resultados do ano fiscal de 2025 em que teve receitas de 15,2 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 39% em relação ao ano anterior. A cloud contribuiu com uma facturação de 1,6 mil milhões de euros, ou seja, um aumento de 38% face ao período homólogo

A empresa contou ainda com 286 milhões de euros (+22%) de EBITDA, um ROCE de 16,1% e um fluxo de caixa de 830 milhões de euros, mais 14% do que em 2024.

Além disso, a ALSO teve o 14.º aumento consecutivo de dividendos proposto, que será de 5,30 CHF (cerca de 5,80 euros) por acção, um crescimento de 4% ante o ano anterior.

Segundo a empresa de distribuição, «o factor decisivo foi a execução consistente das prioridades estratégicas. O aumento da eficiência, a expansão adicional do negócio de cloud e outras optimizações nas categorias de produtos, no mix de revendedores e fornecedores tiveram um impacto particularmente positivo». Por outro lado, a integração bem-sucedida das aquisições teve também um efeito de reforço da posição do grupo.

Wolfgang Krainz, CEO da ALSO Holding AG, explica que «o sucesso da empresa baseia-se na amplitude e qualidade dos seus modelos de negócio e numa gestão operacional clara, com forte disciplina de custos e de cash flow. Uma gestão rigorosa do working capital e melhorias contínuas de eficiência comprovaram o seu valor e estão a reforçar a robustez financeira da empresa a longo prazo».

Para o exercício financeiro de 2026, a ALSO espera um EBITDA entre 300 milhões de euros e 340 milhões de euros e um ROCE superior a 20%.

Tal como no passado, a ALSO continuará a avaliar aquisições, mas só avançará com as mesmas «se estas gerarem cash flow positivo após um período predefinido após a aquisição».

Deixe um comentário