Empreendedorismo

Programa de inovação dedicado ao sector do turismo da Nova SBE tem candidaturas abertas

A iniciativa promove a colaboração entre startups tecnológicas e PME para testar e escalar soluções digitais que respondam a desafios reais e tem como foco «experiências seamless».

jannoon028/Freepik

A Nova SBE anunciou a abertura de candidaturas para a 4.ª edição do Check-In até ao dia 23 de Fevereiro, que podem ser feitas no site oficial do programa de inovação dedicado ao sector do turismo.

A iniciativa promove a colaboração entre startups tecnológicas e PME para testar e escalar soluções digitais que respondam a desafios reais e tem como foco as «experiências seamless – jornadas turísticas contínuas, personalizadas e sem fricção, potenciadas pelo uso intensivo de inteligência artificial, com destaque para IA generativa».

O programa terá como temas a automatização e personalização da comunicação com turistas; melhoria da gestão operacional através de dados inteligentes; criação de experiências digitais sem fricções ao longo de toda a jornada do viajante, desde a reserva até à estadia; e a facilitação da internacionalização das experiências turísticas através da tradução e adaptação cultural automática.

Nesta edição, promovida pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, em cooperação com o Nova SBE Westmont Institute of Tourism and Hospitality e em parceria com o Turismo de Portugal, serão seleccionadas até 20 startups, nacionais e internacionais, com ideias de expansão para este sector português.

A avaliação e selecção das startups participantes decorre até 4 de Março, sendo que após esse processo acontece o evento de Matchmaking em que as startups terão a oportunidade de se apresentar e demonstrar as suas soluções às PME e entidades parceiras para identificar as oportunidades de colaboração.

Em seguida, a fase de desenvolvimento dos pilotos decorre entre 15 de Abril e 1 de Julho, com implementação em contexto real, acompanhamento quinzenal e foco em resultados mensuráveis e replicáveis. O programa culmina no Sharing Day, que se realiza presencialmente na Nova SBE no dia 2 de Julho. Neste dia as startups e PME vão apresentar os resultados dos respectivos projectos-piloto aos parceiros, investidores e decisores do sector do turismo.

Este ano, a lista de parceiros conta com a Boost, Campingir, Companhia das Lezírias, Cityrama, Details, Discovery Hotel Management, Embrace, Estoril Living, Feels Like Home, Fundação Inatel, Newtor, Osiris, Parques de Sintra, Pousadas da Juventude, Tour Tailors, United Hotels, e Visit Cascais.

«Desde 2021, o Check-In tem mostrado que a inovação aberta é uma alavanca concreta para transformar o turismo, aproximando startups e empresas em torno de desafios reais», refere Carla Portela, directora executiva do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute.

Em três edições, o programa envolveu 61 startups de mais de 15 nacionalidades, 51 parceiros empresariais e institucionais e co-desenvolveu 62 pilotos.

A responsável explica os objectivos da iniciativa: «Ao trazer o potencial da inteligência artificial generativa para as PME do sector, queremos democratizar o acesso a tecnologias de ponta, acelerar a criação de experiências mais personalizadas e fluídas, e reforçar o posicionamento de Portugal como referência internacional em turismo inovador, incluindo regiões de menor procura turística».

Deixe um comentário