A Usawa Care foi a grande vencedora dos Global eAwards 2025, que distingue anualmente a melhor solução tecnológica com impacto social entre projectos oriundos da Europa e América Latina. A startup portuguesa garante assim um prémio de 100 mil dólares e um programa de aceleração personalizado.
O júri da iniciativa promovida pela NTT DATA Foundation atribuiu a distinção com base na «maturidade tecnológica do projecto, o impacto directo na eficiência dos sistemas de saúde e o elevado potencial de expansão global».
A startup combina inteligência artificial e um modelo clínico próprio e, através de uma plataforma acessível via WhatsApp, oferece consultas rápidas e ilimitadas com pediatras, permitindo às famílias obter rapidamente apoio médico. O serviço inclui «diagnóstico, prescrições, declarações e acompanhamento do desenvolvimento infantil, com validação por médicos».
Com milhares de utilizadores activos e mais de 100 consultas diárias, a Usawa Care afirma «que mais de 70% dos contactos evitam uma ida desnecessária a consultas presenciais».
Luís Almeida Fernandes, CEO e co-fundador da startup portuguesa, explica a importância de vencer os eAwards: «O prestígio e o apoio associados a este prémio são um impulso extraordinário para nós. Estamos determinados a expandir as nossas áreas de especialidade médica, começando pela geriatria, e a aumentar significativamente a oferta de serviços em Portugal, com o objectivo de, posteriormente, explorar novas geografias. Este reconhecimento abre-nos portas e oportunidades que serão decisivas para acelerar o nosso crescimento».
Ao longo das últimas duas décadas, os eAwards já apoiaram mais de 10 mil projectos em áreas como saúde, ambiente, energia, educação e segurança. Em Portugal, o prémio tem revelado startups de referência, três dos quais já venceram a final internacional.






