A Rumos lançou a Academia Prompt Engineer, uma formação intensiva focada na a criação e a optimização de prompts, uma das competências mais críticas da IA generativa.
Com 112 horas de duração, a primeira edição decorre de 12 de Dezembro de 2025 a 8 de Abril de 2026, em horário pós-laboral, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h45 às 22h15. O curso é destinado a qualquer pessoa que tenha conhecimentos de inglês técnico e compreenda literacia e digital, não sendo necessário conhecimentos prévios de programação ou de IA.
Não são exigidos conhecimentos prévios de programação ou de IA, mas é importante compreender literacia digital e ter capacidade de leitura em inglês técnico. Os onterssados poderão sabre mais sobre a academia aqui.
Os participantes irão« compreender os princípios da IA generativa e dos Large Language Models, aprender a desenvolver e optimizar prompts eficazes para diferentes contextos e ferramentas, explorar soluções multimodais que combinam texto, imagem, som e vídeo com recurso a IA, automatizar tarefas e fluxos de trabalho com ferramentas no-code e agentes inteligentes, integrar API de IA com noções introdutórias de programação e aplicar práticas responsáveis, éticas e seguras no uso destas tecnologias».
A Academia Prompt Engineer inclui ainda uma certificação reconhecida internacionalmente, a AI CERTs – AI+ Prompt Engineer Level 1™, emitida pela entidade de referência na certificação de competências em IA.
Para apresentar a formação ao público e esclarecer dúvidas, a Rumos promove uma sessão aberta no dia 28 de Outubro de 2025 às 17h00, na qual serão apresentados os conteúdos da formação e o papel estratégico do Prompt Engineering no mercado de trabalho.