A DE-CIX anunciou que os seus Internet Exchanges passaram a estar preparado para a IA, quer para o treino de modelos, quer para fase de inferência. O AI Internet Exchange (AI-IX), que também vai estar disponível em Portugal, vai permitir à empresa «oferecer interligação resiliente, de baixa latência e alta segurança, concebida especificamente para casos de utilização com IA em tempo real».
O «primeiro AI-IX dedicado irá garantir uma interligação perfeita entre agentes inteligentes, redes de última geração, como satélites 5G avançados e Órbita Terreste Baixa (LEO) e aplicações do mundo real, incluindo robótica e veículos autónomos», diz a empresa.
A DE-CIX conta agora com mais de 50 redes relevantes para a IA, tais como fornecedores de Inferência de IA como Serviço (IaaS) e GPU como Serviço (GPUaaS), bem como uma variedade de fornecedores de serviços de cloud, além da sua tecnologia proprietária de encaminhamento multi-IA altamente escalável.
Ivo Ivanov, CEO da empresa, explica que «o principal benefício do DE-CIX AI-IX» e a utilização do «router exclusivo DE-CIX AI, para permitir uma inferência multiagente perfeita para os casos de utilização complexos de hoje e a inovação de amanhã em todos os segmentos da indústria».
Esta é a Fase 1 da implementação da iniciativa sendo que a próxima, que deverá estar concluída «em breve», irá tornar os AI-IX da empresa preparados para Ultra Ethernet e capazes de suportar o treino de IA geograficamente distribuído.
Thomas King, CTO da DE-CIX, salienta que a «a Ultra Ethernet está a impulsionar a tendência para a computação desagregada, permitindo que o treino de IA seja realizado de forma geograficamente distribuída dentro de uma área metropolitana. Isto irá revolucionar a infraestrutura para o treino de IA e oferecer às empresas novas alternativas para conceber infraestruturas privadas de IA resilientes e mais económicas».
A próxima iteração da norma Ultra Ethernet será disponibilizada assim que a funcionalidade de software for disponibilizada pelos fornecedores de hardware de rede, proporcionando uma solução significativamente mais económica para o protocolo existente para redes de IA, o InfiniBand. O hardware da DE-CIX já é capaz de suportar o padrão Ethernet melhorado e a operadora irá disponibilizá-lo após o lançamento.