A SAP revelou a intenção de dar início a uma nova fase: IA aplicada ao tecido empresarial. Ao apostar numa abordagem transversal e colaborativa, a tecnológica alemã revelou uma série de inovações destinadas a colocar o poder da IA ao serviço de cada utilizador, prometendo aquilo que adjectivou de «transformações profundas» nas operações das empresas e «ganhos de produtividade que podem atingir os 30%». A SAP «combina o conjunto de aplicações para empresas mais poderoso do mundo com dados excepcionalmente ricos e as mais recentes inovações de IA para criar um ciclo contínuo de valor para os clientes», afirmou Christian Klein, CEO da SAP. «Com a expansão do Joule, as nossas parcerias com líderes em inovação em IA e os avanços na SAP Business Data Cloud, estamos a cumprir a promessa da IA empresarial, ao liderarmos transformações digitais que ajudam os nossos clientes a prosperar num mundo cada vez mais imprevisível», justificou o responsável.
Um assistente de IA que aprende, antecipa e actua
No centro desta estratégia está o Joule, o assistente de IA generativa da SAP (que a businessIT já teve a oportunidade de conhecer numa apresentação, em Milão), agora concebido para acompanhar os utilizadores ao longo de todo o dia de trabalho, tanto dentro, como fora do ecossistema SAP. A empresa alemã explica que a integração com a tecnologia da WalkMe permite que o Joule não se limite a responder a pedidos, mas que actue de forma proactiva, antecipando necessidades com base no comportamento do utilizador e sugerindo acções contextuais, «sempre em linha com os princípios éticos de desenvolvimento da IA seguidos pela SAP».
Esta nova ubiquidade do Joule é reforçada por uma colaboração com a Perplexity, uma empresa especializada em motores de resposta por IA que, segundo a software house, permite ao assistente interpretar dados estruturados e não-estruturados, «respondendo de forma instantânea» a perguntas complexas com gráficos, tabelas e previsões baseadas em acontecimentos reais e dados internos da organização. Através da integração com o SAP Knowledge Graph, o Joule deverá, agora, transformar a consulta de dados empresariais numa «experiência intuitiva e visual, com respostas contextuais que se adaptam ao negócio», garante a empresa.
Tomar decisões informadas
No Sapphire World, que decorreu em Orlando (Estados Unidos), a SAP deu também a conhecer uma biblioteca significativamente alargada de agentes Joule, soluções de IA autónomas concebidas para actuar entre sistemas e áreas de negócio, «adaptando-se em tempo real e tomando decisões informadas com base nos dados mais recentes». Estes agentes, diz a SAP, criados em parceria com líderes da indústria, cobrem funções como gestão de despesas, experiência do cliente, cadeia de abastecimento, recursos humanos e finanças, «operando de forma interoperável para executar processos de ponta a ponta».
Uma das inovações mais estruturantes apresentadas no evento anual foi a AI Foundation, uma plataforma pensada para os programadores construírem, escalarem e operarem soluções de IA personalizadas dentro do ecossistema SAP. Descrita pela empresa como o «primeiro sistema operativo real para IA empresarial», a AI Foundation oferece um ponto de entrada único e integrado para o desenvolvimento de aplicações inteligentes.