A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT e o Value for Health CoLAB estão a desenvolver a plataforma HUMAI – High Users Management with AI para ajudar na «sobreutilização dos serviços de urgência por parte de utilizadores frequentes».
Este projecto de investigação combina IA e dados reais para «identificar atempadamente os utentes que mais recorrem às urgências e que têm maior risco de se tornarem utilizadores frequentes, de modo a intervir oportunamente», optimizar os recursos e tornar o SNS mais eficiente.
A HUMAI dá continuidade a uma iniciativa do Hospital Garcia de Orta e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal designada ‘Grupo de Resolução de Utilizadores Muito Frequentes’ que conseguiu menos 51% de episódios de urgência e internamentos de utentes frequentes e uma redução de 44% nos custos associados ao acompanhamento destes utentes. A ideia é agora «escalar a solução a nível nacional, através de algoritmos preditivos e ciência de dados»
Pedro Correia Azevedo, presidente do Conselho de Administração da ULSAS, explica que a HUMAI, «actuando de forma preventiva, permitirá melhorar ainda mais os cuidados prestados aos utentes e optimizar a resposta do Serviço de Urgência Geral do Hospital Garcia de Orta, promovendo ganhos em saúde».
Já Ana Londral, directora executiva e científica do Value for Health CoLAB e professora auxiliar na NOVA FCT, salienta que que o projecto demonstra que a inteligência artificial pode e deve estar ao serviço das organizações públicas, com soluções inovadoras baseadas em dados da população e que promovam a utilização eficiente dos recursos do SNS».
You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet, someone with a little originality!
I just like the helpful information you provide in your articles