O concurso de ideias de base tecnológica, organizado pelo Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), tem candidaturas abertas até 31 de Julho. A 16ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge destina-se a estudantes de mestrado e investigadores de universidades portuguesas.
A iniciativa pretende «premiar a inovação» e «promover a transformação das ideias em soluções reais que potenciem o desenvolvimento económico e melhorem a qualidade de vida» e as propostas devem abordar as áreas de «design centrado no utilizador, inteligência artificial e sistemas ciber-físicos.
O Fraunhofer Portugal Challenge tem a categoria Master Thesis Award, que distingue as melhores ideias baseadas em teses académicas, e a Student Award destina-se a todos os estudantes de mestrado que apresentem a ideia tecnológica mais promissora, independentemente de ser ou não baseada numa tese académica.
No primeiro caso há prémios monetários de 3 mil euros para o 1º lugar, 2 mil euros para o 2º lugar e mil euros para o terceiro lugar; já o vencedor da categoria de estudentes tem direito a 3 mil euros e mentoria e acompanhamento por parte de investigadores do FhP-AICOS para ajudar a desenvolver a ideia.