Durante a pandemia de COVID-19, essa capacidade de resposta rápida ficou evidente com a criação do IPS Covid Lab, liderado tecnicamente por Marta Justino e com a colaboração de Gabriela Gomes. «Este laboratório foi acreditado logo no início da sua actividade, permitindo realizar testes com elevado grau de confiança e rapidez. Os técnicos deste laboratório foram diplomados de Biotecnologia e, além disso, o laboratório proporcionou uma valiosa experiência formativa para os estudantes da Licenciatura, que realizaram os seus estágios curriculares no local, ganhando competências essenciais em diagnóstico molecular e práticas laboratoriais rigorosas».
A infraestrutura evoluiu, mantendo a sua ambição científica e social. O laboratório evoluiu para o One Health Molecular Genetics Lab, um laboratório de investigação que adopta, segundo as responsáveis, «uma visão global e integrada da saúde humana, animal e ambiental, também com a colaboração da professora Helena Caria», referem. O foco está agora em áreas emergentes como o rastreio genético, os impactos ambientais na saúde e a vigilância de novos agentes patogénicos. «Através do conceito One Health, o laboratório aborda questões como o aparecimento de novos vírus em outras espécies animais, a monitorização ambiental desses agentes patogénicos, bem como o desenvolvimento de métodos de diagnóstico e rastreio de mutações genéticas humanas que podem ser exacerbadas pela toma de certos fármacos».
Com base nesta orientação aplicada, o plano curricular da licenciatura cobre as áreas mais relevantes para a indústria e para a saúde pública, como biotecnologia molecular, engenharia genética, microbiologia aplicada e diagnóstico molecular. «Embora o IPS não se dedique ao desenvolvimento de fármacos, tem um forte foco na criação de processos de análise e metodologias de diagnóstico, áreas que têm sido cada vez mais importantes, especialmente no contexto da saúde pública».
Marta Justino e Gabriela Gomes concluem que este modelo de ensino-aplicação está pensado para preparar os estudantes para actuar num sector em profunda transformação. «O IPS desempenha um papel activo na promoção da inovação e do empreendedorismo, preparando os seus estudantes para os desafios do mercado e contribuindo para o avanço da sociedade e da economia através da colaboração com empresas e instituições de investigação».