DistribuiçãoNotícias

Vendas da Esprinet em Portugal aumentam 78% no primeiro trimestre de 2025

Além das vendas globais e nacionais, o EBITDA do grupo também aumentou 32% para 10,8 milhões de euros.

Alessandro Cattani © Esprinet

O grupo Esprinet anunciou os resultados do primeiro trimestre de 2025 em que as vendas globais atingiram 962,4 milhões de euros, um crescimento de 4% face aos 926,2 milhões de euros alcançados no período homólogo.

O EBITDA ajustado, que coincide com o EBITDA dado que não foram registados custos não recorrentes, ascendeu a 10,8 milhões de euros, face a 14,3 milhões de euros em 31 de Março de 2024, o que representa um aumento de 32%.

A facturação da empresa de distribuição de produtos de alta tecnologia e no fornecimento de aplicações e serviços para a transformação digital e transição verde em Itália manteve-se quase a mesma em relação aos primeiros três meses de 2024, alcançando 661 milhões de euros.

Já em Espanha, as vendas cresceram 9% para 354,7 milhões de euros e, em Marrocos, chegaram aos 5,2 milhões, um aumento de 48%. Portugal foi o mercado europeu onde as receitas da empresa registaram um maior crescimento: 78% para 23,3 milhões de euros, quando nos três primeiros meses de 2024, tinham sido de 13 milhões de euros.

Em termos de unidades de negócio, no primeiro trimestre de 2025, a divisão Esprinet, que gere o negócio da distribuição de produtos de tecnologias de informação e electrónica de consumo, teve um desempenho menos positivo devido ao segmento de dispositivos que decresceu 6%, apesar do crescimento de 3% do segmento de ecrãs (PC, tablets e smartphones).

Já a V-Valley, que fornece soluções avançadas para a digitalização, cloud computing e cibersegurança, registou um aumento de receitas de 12% no segmento de soluções e de 23% nas vendas de soluções e serviços.

Por último, a divisão Zeliatech, criada em 2024 e que oferece tecnologias que permitem a convergência da economia digital e verde, registou um aumento de 16%, atingindo 44,3 milhões de euros em vendas.

Alessandro Cattani, CEO da Esprinet explica os bons resultados do grupo: «Estamos satisfeitos com o crescimento das vendas registado no primeiro trimestre, que confirma a solidez do nosso posicionamento nos principais mercados e a validade das escolhas estratégicas feitas. Em particular, o desempenho positivo das divisões V-Valley e Zeliatech reflecte a nossa capacidade de interceptar a evolução das necessidades dos clientes nas áreas digital e de sustentabilidade».

O responsável salienta ainda as perspectivas para o resto do ano: «Olhamos para o futuro com determinação e espírito construtivo, certos de que os fundamentos da indústria permanecerão positivos, apesar de um cenário geopolítico e macroeconómico ainda muito incerto, e ainda mais convencidos de que o caminho da transformação, da inovação e tecnologia verde será o caminho certo para alcançar resultados cada vez mais ambiciosos».

Deixe um comentário