Empreendedorismo

Bhout, Glartek, Leadzai e Mantis AI recebem investimento da Portugal Ventures

O sucesso da Call Leiria Crescimento ditou a uma nova edição cujas candidaturas estarão abertas até 18 de maio.

A Portugal Ventures anunciou a conclusão das quatro primeiras operações de investimento provenientes da Call Leiria Crescimento no valor global de 5,5 milhões de euros.

As startups investidas são a BHOUT, que criou um saco de boxe que combina a informação vinda de computer vision, sensores e inteligência artificial para ajudar a melhorar a técnica; a Glartek, que resolve uma série de desafios enfrentados pelos trabalhadores em ambientes industriais; a Leadzai, quedesenvolveu uma plataforma de aquisição de clientes que capacita empresas para crescerem online e a Mantis AI, que é especializada em análise de conteúdo impulsionada por inteligência artificial, transformando vídeos brutos em informações accionáveis.

Pedro de Mello Breyner, Vogal do Executivo da Portugal Ventures, explica que «a conclusão destas
quatro operações de investimento representa uma forte aposta no potencial empreendedor da Região
de Leiria».

Para o investimento, a sociedade de capital de risco usou o Fundo de Capital de Risco “Região de Leiria Crescimento”, que resultou de uma parceria entre o Banco Português de Fomento, no âmbito do Programa de Venture Capital apoiado pelo PRR, a NERLEI CCI e empresas da Região de Leiria.

O responsável salienta ainda que a aposta vai continuar: «Temos mais investimentos na região em pipeline e queremos que o Fundo Regional de Leiria seja um exemplo a replicar em outras regiões do país. Vamos continuar a explorar o potencial de inovação de Leiria, investindo em empresas inovadoras, que tragam valor
acrescentado para a região».

Assim, a PV e os seus parceiros fizerem uma nova edição da call cujas candidaturas estarão abertas de 8 de abril a 18 de maio. As submissões podem ser feitas no site da Portugal Ventures sendo que vai existir um webinar para apresentação da iniciativa e esclarecimento de dúvidas no dia 5 de maio às 15h cujas inscrições estão disponíveis aqui.

A 3ª edição, à semelhança das anteriores, tem como objetivo promover o acesso ao financiamento de
capital de risco a empresas e projetos inovadores, orientados para a exportação e/ou para a redução
da dependência externa, para a progressão nas cadeias de valor e incremento do potencial produtivo,
para a transição verde e para a transformação digital, com foco em projectos empresariais para a criação de empresas em fase de arranque; projectos de crescimento, expansão e internacionalização, bem como de reforço da capacitação empresarial de PME maduras para o desenvolvimento de novos produtos e serviços; e a
promoção do investimento de empresas maduras em projetos de inovação e investigação, desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas, centros de I&D e o ensino superior.

O investimento será de 250 mil a 1,5 milhões de euros por empresa, nas fases seed, startup, later stage
venture – séries A, B e C, que tenham sede na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria ou que aí pretendam estabelecer-se com presença e operações significativas.

As empresas candidatas deverão enquadrar-se no verticais de investimento da Portugal Ventures, ou seja, Digital & Tecnologia, Indústria & Tecnologia, Tecnologias da Saúde e Turismo; bem como actuar nas seguintes áreas: Economia verde e eficiência energética; TIC e Smart mobility; Ciências da Vida e Biotecnologia; Outros projetos de impacto.

 

Deixe um comentário