InternacionalNotícias

DE-CIX chega ao Brasil e reforça ligação a Portugal

A empresa revela que esta «ponte digital» entre os dois países de língua portuguesa facilitará a troca de dados e impulsionará a inovação em ambas as regiões».

natanaelginting / Freepik

A DE-CIX iniciou operações no Brasil através da instalação de dois novos pontos de interconexão (IX) no Rio de Janeiro e São Paulo. O primeiro está localizado nos data centers Elea RJO1 e Equinix RJ2, já o segundo IX fica situados nos nos centros de dados Elea SPO1, Ascenty SP4 e Equinix SP4.

Estes dois novos pontos serão «interconectados directamente, permitindo não apenas o peering local ou interconexão de rede, mas também peering remoto, tanto nacional como internacional».

Com 165 milhões de utilizadores de Internet e mais de 10 mil redes, este mercado representa uma grande oportunidade para a empresa alemã, sendo que a América do Sul passa a ser o quinto continente de operação da empresa de Internet Exchange.

Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX, explica que «com a DE-CIX São Paulo e a DE-CIX Rio de Janeiro abertos para operações, os clientes podem agora beneficiar de um ecossistema de interconexão digital mais resiliente e globalmente integrado no Brasil».

O responsável acrescenta que a «economia digital no Brasil exige conectividade de última geração, garantindo que a troca de dados ocorra de forma local e eficiente. Os dois novos pontos de interconexão abrem uma oferta complementar que enriquece ainda mais o país como o segundo maior mercado do mundo em número de redes».

A DE-CIX revela ainda que o Rio de Janeiro e São Paulo serão integrados ao ecossistema global através de conexões com os IX da DE-CIX em Nova Iorque, Lisboa, Madrid e Frankfurt de forma a aproveitar «a vantagem de várias rotas transatlânticas através dos corredores de conectividade Atlântico Sul-Norte e Sul-Sul».

Assim, não é só o Brasil que pode tirar proveito destes pontos de interconexão, já que «as empresas portuguesas podem beneficiar de opções de interligação melhoradas com o país, «promovendo laços digitais mais fortes entre os dois países» A empresa revela que esta «ponte digital reforçada entre o Brasil e Portugal facilitará a troca de dados e impulsionará a inovação em ambas as regiões».

Deixe um comentário