Empreendedorismo

ANI lança certificação que permite às empresas nacionais acesso mais rápido ao EIC Accelerator 

Os projectos com esta certificação tais como as startups, PME e pequenas mid-caps, poderão beneficiar de um acesso facilitado ao programa europeu de financiamento à inovação e empreendedorismo.

jannoon028/Freepik

A Agência Nacional de Inovação (ANI) lançou um programa nacional certificado que permite às empresas inovadoras acederem de forma directa à segunda fase do EIC Accelerator.

O SIID – I&D EMPRESARIAL – Projetos Demonstradores (Individuais ou Co-promoção) é o primeiro programa nacional certificado, pela Comissão Europeia, pelo mecanismo de apoio EIC Plug, uma iniciativa criada para apoiar empresas deep tech com resultados decorrentes de projectos financiados a nível nacional, e que demonstram um forte potencial para alcançar os mercados internacionais.

Assim, os projectos com esta certificação tais como as startups, PME e pequenas mid-caps, poderão beneficiar de um acesso facilitado ao programa europeu de financiamento à inovação e empreendedorismo EIC Accelerator,

Segundo a ANI, «o mecanismo vai permitir uma ligação directa entre o financiamento nacional e o concurso
europeu, garantindo que as empresas tenham um caminho estruturado para a internacionalização e escalabilidade.

António Grilo, presidente da ANI, explica que este novo enquadramento vai «proporcionar às empresas portuguesas um acesso mais directo a oportunidades estratégicas de crescimento, empreendedorismo e internacionalização, potenciando o impacto dos seus projectos de inovação no mercado global».

Em conjunto com outras iniciativas, o SIID – I&D EMPRESARIAL reflecte o compromisso da agência «em fortalecer o ecossistema de I&D e apoiar as empresas no seu percurso para a excelência e competitividade»