Trabalhar com os parceiros
A ALSO Portugal revela que 2024 «já se avizinhava como um ano de disrupção». Anabela Correia, chief customer officer da empresa, realça que a «democratização aparente da IA e a sua penetração no tecido empresarial, a tendência do mercado para a renovação do paradigma tecnológico, o crescimento acentuado em áreas como a cibersegurança e os serviços geridos» tornaram 2024, «em suma, num ano de transição». Foi por isso que a empresa procurou, «desde logo e com um grande recurso às sinergias de grupo, acompanhar esta transformação» trazendo aos «parceiros novas alternativas de serviços e consolidando o posicionamento como tecnhology provider», algo que que continuará em 2025.
Para este ano, o plano está definido, avança Anabela Correia: «Consideramos que a adopção de serviços cloud e serviços geridos, da cibersegurança e de inteligência artificial serão o radar principal daquilo que perspectivamos na nossa estratégia de 2025 e, até, o propulsor de todo um ecossistema de necessidades que serão geradas». A Also quer desde cedo «estar lado a lado com os parceiros para os ajudar na prevista transformação dos paradigmas tecnológicos dos seus clientes finais» e está ciente que a «sazonalidade da tecnologia tem um peso muito grande nas movimentações do mercado» e, por isso, estará preparada para criar «chão fértil no desenvolvimento de negócio dos parceiros», concluiu a CCO.
Visão optimista e ambiciosa
Raul Castro, sales director TD SYNNEX Portugal, esclarece que 2024 foi um ano «marcado por um crescimento consistente e um reforço da posição como parceiro de referência no sector da distribuição de tecnologia». O responsável diz que a empresa se «destacou pela excelência na execução em áreas tradicionais e pelo crescimento significativo em sectores de alto valor, particularmente em infraestrutura, software e modelos ‘as-a-service’». Tudo isto «consolidou a posição de liderança da empresa no mercado de distribuição em Portugal e fortaleceu os indicadores financeiros, garantindo um equilíbrio mais sólido». Por outro lado, a empresa «continuou a investir na transformação digital, na expansão do portfólio de soluções e no fortalecimento das relações com parceiros e clientes», garante Raul Castro. O ano passado foi também de «investimento contínuo em sustentabilidade, inovação digital e responsabilidade social». Segundo o sales director, a «flexibilidade operacional e a confiança mútua com os parceiros permitiram à empresa «alcançar resultados sólidos e sustentáveis».
Para 2025, o responsável diz que a TD SYNNEX Portugal tem uma «visão optimista e ambiciosa, sustentada pela evolução contínua do mercado tecnológico e pelas oportunidades» associadas; a empresa e prevê ainda um «aumento da procura de soluções em inteligência artificial, transformação digital e foco em sustentabilidade». E, para «enfrentar os desafios de um mercado dinâmico e em rápida evolução», a TD Synnex continuará a apostar num «portfólio end-to-end abrangente, em parcerias tecnológicas sólidas, no apoio técnico especializado e em iniciativas que integrem sustentabilidade e inovação», acrescenta Raul Castro.