NacionalNotícias

Capgemini e Instituto de Telecomunicações fazem parceria na área da segurança quântica

O objectivo é «moldar o futuro da cibersegurança e iniciar uma nova era de segurança dos dados absolutamente inédita».

© Instituto de Telecomunicações
A Capgemini e o Instituto de Telecomunicações (IT) anunciaram que estão a colaborar nos domínios da segurança e da comunicação quântica «com a ambição de criar métodos de encriptação mais robustos e capazes de enfrentarem com sucesso mesmo as ameaças cibernéticas mais sofisticadas».

A empresa e a entidade vão trabalhar em parceria na investigação, desenvolvimento, divulgação e exploração de projectos e serviços com o objectivo de «moldar o futuro da cibersegurança e iniciar uma nova era de segurança dos dados absolutamente inédita e dominada por protocolos de encriptação baseados em princípios quânticos capazes de resistirem a todos os tipos de ameaças».

O IT criou o Quantum Photonics Laboratory – QuLab, dedicado à investigação de tecnologias ópticas clássicas e quânticas, incluindo a geração e caracterização dos estados quânticos, da comunicação óptica no espaço livre, da criptografia e detecção quântica. Agora a Capgemini torna-se uma aliada neste laboratório através ao «disponibilizar acesso a hardware de última geração», além do conhecimento na área dos seus especialistas, e ecossistema de parceiros.

João Neves, Head de Tecnologia e Inovação da Capgemini Engineering em Portugal explica a parceria: «Reflecte o nosso compromisso contínuo com a vanguarda da inovação tecnológica. Ao unirmos os nossos recursos, a especialização e o conhecimento com a tecnologia, garantimos que os nossos clientes estão preparados para aproveitarem as oportunidades da era quântica, agora e no futuro, de forma segura».

Já Emmanuel Zambrini Cruzeiro, professor do Instituto Superior Técnico, coordenador do QuLab e do grupo de investigação Quantum Physics of Information no IT, salienta a missão do laboratório e do instituto: «Desenvolvemos tecnologia de segurança quântica graças a uma colaboração forte entre teoria e experimentação. Em áreas em rápida evolução, tais como como a criptografia quântica e pós-quântica, é fundamental compreender os princípios físicos quânticos para podermos impulsionar mais e novos desenvolvimentos no laboratório que nos permitam alimentar a inovação contínua. Ao estabelecermos esta colaboração com a Capgemini, pretendemos criar uma forte ligação entre ciência e tecnologias/produtos de consumo acessíveis a todos».

Deixe um comentário