A Universidade de Évora assinou uma parceria com a World Talents, através do programa Global Talent Portugal, com o objectivo de atrair investimento internacional para apoiar projectos de I&D da instituição de ensino e da região.
A plataforma, que conecta empreendedores e empresas globais a universidades e ecossistemas de startups locais e está sediada em Portugal, desenvolveu um programa que oferece «oportunidades de financiamento adicionais e formas de impulsionar pesquisa e desenvolvimento, além de expandir as suas redes de contactos junto de negócios e empreendedores globais».
Paulo Quaresma, vice-reitor para a investigação, inovação e internacionalização da Universidade de Évora, salienta que esta colaboração «é um passo estratégico para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor» da cidade» e e que vai «apoiar a transferência de conhecimento da universidade para a sociedade, bem como potenciar a atracção de investimento para a região».
A World Talents, que foi fundada em 2021, colabora com a Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve, Politécnico de Setúbal, entre outras instituições de ensino superior nacionais, e já realizou um «investimento total de aproximadamente 2,8 milhões de euros».
Por outro lado, Bernardo Saraiva, co-fundador e director da World Talents, explica que a plataforma pretende «impulsionar a criação de novos projectos e fomentar o investimento directo em pesquisa e inovação, o que irá aumentar directamente a competitividade dos ecossistemas universitários e de startups nacionais».