O Industry Club foi criado em Maio de 2024 tendo NOS, COTEC, INESC TEC, Kaizen Institute e Porto Business School como membros fundadores; hoje, conta com mais de 350 membros, na sua maioria gestores e administradores de empresas nacionais. João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, explica que o objectivo é «alavancar a transformação digital na indústria, em Portugal, e contribuir decisivamente para a competitividade do sector».
O mesmo responsável lembra que o Industry Club surgiu da «visão e compromisso comuns entre cinco entidades historicamente empenhadas na dinamização da indústria nacional». João Ricardo Moreira diz ainda que o «interesse robusto que o Industry Club suscitou, acompanhado das mais de três centenas de associados, confirma que esta era uma necessidade sentida e uma iniciativa bem-vinda pelo sector industrial nacional».
Partilha de conhecimento e experiências
A aliança criada materializa-se numa plataforma aberta para a partilha de boas práticas, formação e networking, «constituindo um local de encontro entre entidades complementares entre si que têm em comum a promoção da indústria e desenvolvimento do país através da indústria», salienta João Ricardo Moreira.
Os membros deste clube têm acesso exclusivo a notícias e estudos sobre o sector da indústria, eventos, workshops práticos, visitas técnicas a empresas líderes, «bem como aos mais avançados programas de formação no que respeita a inovação e gestão industrial». Além disso, os membros fundadores, de «acordo com as suas áreas de actuação e competências centrais» incluíram as «iniciativas que já desenvolviam de forma autónoma, como, por exemplo, a Test Bed 5G, que assim, alcançam novos públicos», acrescenta o responsável.
O Industry Club já realizou uma materclass sobre IA e o evento Speed Summit Digitalização na Indústria com foco em advanced analytics, planeamento smart & fast, logística autónoma e inteligente e manufacturing execution systems.
Foco nacional
O Industry Club está «aberto aos decisores e gestores de topo e intermédios de empresas com presença em Portugal» – João Ricardo Moreira explica por quê: «Queremos provocar os decisores, os agentes económicos a participar nos debates e partilha das melhores práticas para que estas possam ter um contributo muito positivo para o sector. Independentemente de o foco ser mais tecnológico ou produtivo, procuramos empresas que acreditem que a incorporação de tecnologia e a gestão dos processos de transformação são fundamentais para a objectivo como o aumento da produtividade, da qualidade ou alcançar novos patamares de sustentabilidade».
Os membros beneficiam de «toda a rede que está a ser criada diariamente, tendo ainda a oportunidade de contribuir com pensamento, práticas, exemplos de aplicação de tecnologia e processos na sua área de actividade, algo que irá, naturalmente, enriquecer todo este ecossistema», esclarece o administrador da NOS. Os interessados podem inscrever-se na página da iniciativa em industryclub.pt.
Para o futuro, a ambição é a mesma que esteve na base da formação do Industry Club, ou seja, que se torne um «espaço de troca de conhecimento e melhores práticas» para, assim, «alavancar a transformação digital na indústria em Portugal e prestar um contributo válido e positivo à competitividade» deste sector, conclui João Ricardo Moreira.