A B’ZEOS anunciou o fecho de uma ronda de investimento Seed liderada pela Faber e com participação da ICIG Ventures, que eleva total angariado para cerca de 5 milhões de euros.
O financiamento vai permitir à startup norueguesa de BlueTech expandir e acelerar o desenvolvimento das suas soluções de embalagens à base de algas marinhas. Estas «têm um rápido ritmo de crescimento, não necessitam de terra ou água doce, e não libertam microplástico» e por isso revelaram ser o material indicado para criar uma alternativa sustentável.
Os produtos da B’ZEOS são 100% biológicos, compostáveis e têm a vantagem de serem compatíveis com as linhas de produção de embalagens existentes.
Rita Sousa, Partner da Faber, salienta que «a procura por soluções de embalagens sustentáveis está a crescer rapidamente» e que o investimento reflecte nosso compromisso da empresa de venture capital «de investir em soluções inovadoras com ligação ao oceano que podem impulsionar mudanças ambientais positivas e redefinir sectores para um futuro sustentável».
A startup está a apostar em Portugal e tem planos contratar dois a três novos profissionais nos próximos dois anos, nas áreas administrativa, I&D e compliance regulatória para a subsidiária nacional. Além disso, está a desenvolver parcerias com universidades, institutos de investigação e fornecedores locais de algas.
Guy Maurice, fundador e SeaEO da B’ZEOS, explica a aposta a nível nacional: «Estamos orgulhosos de expandir as nossas operações para Portugal, um país estratégico com recursos humanos altamente qualificados e uma posição de destaque na economia azul. Este novo capítulo permitirá consolidar a nossa liderança no mercado de embalagens sustentáveis e abrir portas para novas colaborações locais».