A Startup Portugal divulgou as participantes do programa Road2Web Summit. A delegação nacional na maior conferência de empreendedorismo da Europa vai contar com 125 das startups, um «recorde» face às 115 que estiveram presentes em 2023. A lista das empresas seleccionadas pode ser consultada aqui.
António Dias Martins, director executivo da Startup Portugal, explica que «a participação de 125 startups portuguesas no Programa Road2Web Summit é um reflexo claro do dinamismo do ecossistema empreendedor» nacional.
O responsável realça que, este ano, as empresas têm «um forte foco em áreas estratégicas como inteligência artificial, tecnologias ambientais e fintech» e que «estão preparadas para fazer a diferença no cenário global e contribuir para o desenvolvimento sustentável».
As participantes já captaram 37 milhões de euros de investimento, o que representa um crescimento de 176% em comparação com os 13 milhões de euros captados pelas startups da edição anterior. Além disso, facturaram um valor acumulado de receitas superior a 20 milhões de euros em 2023 e 60% já operam internacionalmente, consolidando a presença global do ecossistema empreendedor português.
A delegação portuguesa destaca-se ainda por 78% das startups utilizarem a inteligência artificial para impulsionar e inovar e por terem colaboradores altamente qualificados. As startups participantes têm em médias 7,3 profissionais, totalizando 907 pessoas, em que a grande maioria (79,5%) possui formação superior (licenciaturas e mestrados), com 7,39% detendo doutoramento.
Em termos de representação regional, Lisboa a lidera com 53 startups, seguida pelo Porto (16), Coimbra (9), Braga (6) e Aveiro (3). Este alcance é apoiado por incubadoras nacionais como a Startup Lisboa, UPTEC, IPN, Startup Leiria, Madan Park e Startup Braga, que oferecem suporte técnico e financeiro às empresas.
As finalistas tiveram a oportunidade de participar em bootcamps organizados em Lisboa e no Porto, com sessões de trabalho e formação com experts nacionais e internacionais e foram apresentadas a vários stakeholders relevantes do ecossistema empreendedor.
Dentro da delegação portuguesa na Web Summit 2024 destaca-se a participação de 25 startups que se caracterizam pela sua diversidade social e impacto, provenientes de diversos programas de apoio, como o Portuguese Women in Tech, o CONNECT do Instituto Superior Técnico, a Aga Khan Foundation, o IDE Social Hub e a Casa do Impacto.
No Web Summit, as 125 startups vão competir ao prémio de startup mais promissora (15 mil euros), e a startup com melhor desempenho no bootcamp e conferência (5 mil euros).