A SAP anunciou actualizações às suas soluções de gestão de despesas, entre as quais a incorporação de inteligência artificial para aumentar a produtividade e melhorar o conhecimento de gestão. Manoj Swaminathan, presidente e director de produto, intelligent spend and business network da empresa explica que «os clientes podem obter insights valiosos a partir dos dados de despesas, independentemente do local onde se encontrem».
O copiloto de IA generativa, Joule, passa a estar disponível em todo o portfólio de soluções da SAP Ariba, abrangendo «os processos desde a origem ao pagamento, para facilitar aos clientes a gestão de consultas de rotina, tais como actualizações de status, resumos e perguntas frequentes». A tecnologia será ainda utilizada para recomendar pacotes de compras e fornecer resumos detalhados sobre os fornecedores.
Por outro lado, o Joule também vai apoiar os clientes das soluções estando prevista a sua disponibilização durante o quarto trimestre de 2024. No primeiro caso, a IA generativa vai ajudar na execução rápida e precisa de tarefas demoradas, «como a contratação de colaboradores e pedidos de serviço; sugerir os modelos mais adequados para a criação de anúncios de emprego e declarações de trabalho».
Já na segunda situação, servirá para facilitar as tarefas de logística e gestão de activos, analisando, categorizando e transformando os erros de rejeição de facturas não estruturados em informação estruturada e accionável, reduzindo os custos de resolução de excepções». Por outro lado, as capacidades de IA generativa no vão possibilitar a correspondência dos fornecedores a novas oportunidades de negócio.
A SAP apresentou a solução SAP Ariba Intake Management, projectada para transformar a forma como as empresas gerem os pedidos dos colaboradores e que deverá estar no mercado no primeiro trimestre de 2025. A solução orquestra os processos em ambientes e aplicações heterogéneos, envolvendo todos os intervenientes necessários e fornece uma visibilidade contínua sobre o progresso, simplificando a complexidade dos processos e mantendo os colaboradores informados.
No início do próximo ano, a tecnológica vai também uma nova subscrição Promote para o SAP Business Network, com funcionalidades «para apoiar os fornecedores a diferenciarem-se, a atraírem novos compradores e a impulsionarem o crescimento dos seus negócios».
Por último, a SAP revelou um add-on analítico para o Fieldglass que ajuda os profissionais de procurement, gestão de fornecedores e RH a implementar rapidamente «estratégias multicanal e de talento mais ágeis» com mais de 50 indicadores-chave de desempenho da força de trabalho externa e que permite acompanhar iniciativas de sustentabilidade.