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Reconhecer o valor dos dados: o novo desafio contabilístico

Os dados são frequentemente considerados o activo mais valioso da economia digital, mas ainda não são formalmente reconhecidos nos balanços das empresas, devido à falta de normas claras. Esta lacuna sublinha a necessidade urgente de actualizar as práticas contabilísticas para reflectir o verdadeiro valor dos dados, com a revisão regulatória a ser considerada pelos especialistas como essencial para garantir transparência e confiança nas demonstrações financeiras, permitindo uma melhor gestão e valorização dos dados.

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Luís Gregório, da IBM Portugal, avança que, quando geridos de forma eficiente, os dados poderiam ser considerados capital intangível que, tal como outros factores de produção, contribuem para a geração de valor das organizações: «A razão de não serem actualmente reconhecidos nos balanços das empresas deve-se provavelmente à dificuldade em estruturar uma métrica standard transversal a múltiplas indústrias para os contabilizar». Outra causa apontada pelo especialista para a falta deste reconhecimento está nas próprias organizações: são desconhecedoras dos seus dados, do seu significado e da sua qualidade e, logo, do seu valor nos seus processos de negócio.

Os desafios para determinar o valor dos dados
Ter uma forma uniforme e sistemática de mensurar o valor dos dados é algo difícil de fazer uma vez que estes têm inerentes diferentes níveis de utilidade e de valor, comenta Pedro Corista, da Capgemini Portugal. Por outro lado, este responsável lembra que o próprio valor dos dados pode mudar ao longo do tempo, derivado de avanços e mudanças nas regulamentações e tecnologias. «Finalmente, não existe uma forma universalmente aceite para avaliar dados, o que exponencia todas as outras problemáticas aqui expostas». Pedro Corista não tem dúvidas de que a estandardização de processos de definição de valor evolui significativamente mais devagar que a revolução tecnológica associada ao valor que os dados têm trazido para os diversos negócios.

Os desafios que as organizações enfrentam para determinar o valor dos dados são variados e complexos, com o facto de os dados serem activos intangíveis e a falta de métodos de avaliação padronizados a acentuarem a dificuldade de os valorizar: «A qualidade e relevância dos dados são factores críticos, pois a precisão, integridade e actualidade podem variar, criando uma linha ténue entre o potencial de geração de valor e a ineficácia ou obsolescência da informação», relembra João Anastácio, da Accenture Portugal. O especialista mencionou ainda haver questões legais, como a propriedade dos dados e a conformidade com regulamentações: «Diferentes jurisdições têm regulamentações distintas em relação à propriedade, privacidade e uso de dados. Determinar a propriedade clara dos dados pode ser complexo, especialmente nos casos em que os dados são agregados a partir de várias fontes».

A incerteza quanto ao benefício económico que os dados podem gerar, também é um desafio significativo, diz este especialista, para quem factores internos, como o talento e as ferramentas disponíveis na organização, combinados com factores externos, como o contexto económico-financeiro, os casos de uso e a indústria, afectam enormemente a avaliação dos dados: «Isto faz com que o valor dos mesmos dados possa variar conforme diferentes condições destes factores».

O valor pode mudar drasticamente
Ainda no capítulo dos desafios para determinar o valor dos dados, Hugo Dionísio esclarece que os dados são considerados um activo muito sensível, pois contêm, potencialmente, informações sobre pessoas ou entidades, o que dificulta a sua aceitação como um bem transaccionável. O mesmo acrescenta que, possivelmente, a transposição da propriedade para o sujeito efectivo poderá trazer outra abertura no futuro: «Não sendo reconhecida a existência de um mercado transparente para este tipo de activo, torna-se impossível a sua regulamentação. Os métodos de avaliação não são padronizados, uma vez que diferentes abordagens podem resultar em valores significativamente distintos». O valor dos dados pode variar drasticamente com base na sua precisão, actualidade e relevância; depois, estes factores podem mudar muito rapidamente, tornando-os obsoletos em pouco tempo. Além disso, os riscos relacionados com a privacidade e a segurança na sua gestão podem impactar significativamente o seu valor.