NacionalNotícias

DE-CIX expande operação em Portugal e chega ao data center de Sines

Esta extensão vai apoiar «a digitalização das empresas locais, proporcionando acesso a interconexão de alto desempenho e conectividade à cloud, além de fortalecer os clientes actuais e futuros com maior diversidade geográfica, resiliência e desempenho de rede».

© Start Campus

A DE-CIX anunciou que vai oferecer serviços de interligação e cloud no SINES DC, o campus de data center nacional com 1,2 GW de capacidade energética que terá seis edifícios quando estiver totalmente construído. Este novo Ponto de Presença marca uma expansão significativa da presença da operadora mundial de Internet Exchange Points (IPX) em Portugal.

Esta extensão da plataforma distribuída DE-CIX de Lisboa para Sines vai apoiar «a digitalização das empresas locais, proporcionando acesso a interconexão de alto desempenho e conectividade à cloud, além de fortalecer os clientes actuais e futuros com maior diversidade geográfica, resiliência e desempenho de rede».

O SINES DC é a maior data center em desenvolvimento na Europa, com o seu primeiro edifício, SIN01, pronto para canalizar o tráfego de Internet Exchange (IX). A sustentabilidade e a eficiência energética são também uma preocupação do projecto da Start Campus que através da solução de refrigeração utilizando água do oceano pretende alcançar «uma Eficiência no Uso de Energia (PUE) de 1.1 e Eficiência no Uso de Água (WUE) de 0».

A estação de amarração do cabo submarino Ellalink, rede terrestre diversificada e a presença da DE-CIX fazem da região de Sines um ponto cada vez mas importante no tráfego de dados que atravessa o Atlântico. Nos próximos anos, por força da implementação de múltiplos cabos planeados, a conectividade directa de Sines com a América do Norte, Sul da Europa, África e Médio Oriente será ainda ampliada.

Theresa Bobis, Diretora Regional do Sul da Europa na DE-CIX, explica a aposta em território nacional: «Estamos entusiasmados por anunciar que a DE-CIX está agora pronta para operar no SINES DC. Sines está na iminência de se tornar um centro crucial para diversos sistemas submarinos, interconectando e servindo o Sul da Europa, com maior alcance para África e outros mercados europeus. Expandir a nossa presença no Sul da Europa para Sines aumentará a conectividade para Portugal e mais além».

Em Maio de 2024, a DE-CIX celebrou o quinto aniversário da operação nacional com o DE-CIX Lisboa a ser o «maior IX em Portugal com base no número de redes». A empresa oferece os serviços de interconexão em 55 locais na Europa, África, América do Norte, Médio Oriente e Ásia a partir de data centers em mais de 600 cidades.

 

Deixe um comentário