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Syone aposta no crescimento sustentado com foco na qualidade e na capacidade de adaptação

A empresa de serviços de consultoria e especializada em open source apoia uma equipa de vela e convidou os jornalistas para um passeio de barco onde falou das suas iniciativas de ESG e da aposta num crescimento sustentado e na rentabilidade do negócio.

Eduardo Taborda © Syone

A Syone Sailing Team é equipa tricampeã nacional ORCe tem-se distinguido na vela em Portugal e Espanha, tendo inclusive ganho o troféu Príncipe das Astúrias. A tecnológica revela que este patrocínio resulta do facto de partilharem os mesmos valores desse desporto: «trabalho de equipa, capacidade de adaptação e resiliência em meio a desafios e condições adversas».

Além disso, a Syone procura «apoiar projectos nacionais com os quais se identifica», como aconteceu com a RESGATE – Associação de Nadadores do Litoral Alentejano, que patrocinou ao longo de 25 anos.

Eduardo Taborda, CEO da Syone, explica à businessIT, a estratégia social da empresa: «O valor combinado do investimento em iniciativas de ESG é de 1,73%. Sentimos que este valor é um reflexo da grande importância que damos a este tipo de actividades e da nossa vontade e espírito de retribuir e apoiar as nossas comunidades».

Outra das áreas em que a empresa se distingue é na divulgação da tecnologia de código aberto em Portugal e no mundo, o que se traduziu na organização, durante 20 anos, do evento Open Source Lisbon. O responsável salienta que a conferência «foi fundamental para trazer credibilidade ao Linux e à tecnologia open source como alternativa empresarial» e justifica a extinção da iniciativa com «o próprio mercado e maturidade das empresas do ecossistema open source».

Qualidade é fundamental
O que não mudou no quarto de século de existência de Syone é o seu foco na qualidade e em usar as melhores tecnologias para entregar soluções aos clientes. Eduardo Taborda revela como a empresa retém o talento de forma garantir que asseguram isso mesmo: «Combatemos a rotatividade através do empowerment das nossas pessoas e criando um ambiente de trabalho em que se sintam realizadas. Somos uma empresa que acredita na cultura open source e aplicamo-la através da transparência e da confiança mútua entre a organização e colaboradores».

O CEO acrescenta que a equipa tem hoje cerca de «120 colaboradores» e que «para fomentar uma cultura de crescimento mútuo» têm «programas internos de apoio aos syoners, fornecendo serviços que vão desde a contabilidade até à saúde mental» e «de aprendizagem continua, garantindo o acesso a novas skills e certificações».

Quanto aos resultados financeiros, o responsável acredita que o crescimento sustentado é o caminho. Em 2023, a Syone teve um volume de negócios de dez milhões de euros, ou seja, mais baixo do que alcançado no ano anterior, que foi de 12 milhões de euros. Eduardo Taborda sublinha que «a fase de crescimento acelerado nos anos pré-pandemia» já não é objectivo mas sim o de serem uma empresa «mais eficiente, produtiva e rentável». O CEO diz mesmo que o «foco está direccionado para o crescimento ao nível dos resultados e não de facturação, e isso estamos a conseguir».

A tecnológica já trabalhou com mais de 500 clientes em mais de 15 países, mas hoje o negócio internacional representa 45% quando anteriormente chegou aos 60%. Isto deve-se à «volatilidade dos mercados» já que quando se opera à escala global, «a dependência dos factores externos é muito grande». A aposta no Nearshore mantém-se e hoje a Syone trabalha com organizações de vários sectores de actividade, na sua maioria da área de «telecomunicações, banca, seguros e energia».

IA é o futuro
Ao nível da tecnologia, o investimento é, além do open source, na inteligência artificial. O recente lançamento da framework ezSearch é sinónimo disso mesmo. Eduardo Taborba afirma que esta ferramenta vai evoluir e que os «incrementos serão na óptica de capacitar o ezSearch a responder a problemas específicos, acedendo a funções customizadas e/ou API externas por forma a poder integrar com outras soluções do cliente».

A solução da Syone vai qtambém contar com outras novidades, como esclarece o CEO da empresa: «De igual forma procuramos melhorar a capacidade do ezSearch em analisar contexto específico do cliente com integração de tecnologias como Knowledge Graphs. Continuamos também a aumentar os formatos e data sources compatíveis com o ezSearch de modo a poder servir uma maior variedade de clientes e projectos».