Implementar IA não é propriamente fácil, mas no sector bancário traz desafios acrescidos. O World Retail Banking Report 2024 da Capgemini revela que, embora 80% da gestão executiva dos bancos reconheça o impacto significativo do GenAI, apenas 4% estão preparados para uma transformação liderada por esta tecnologia.
No entanto, a experiência da Capgemini resultou na identificação de várias melhores práticas, como a «colaboração próxima com clientes, o foco na qualidade dos dados, a formação, a educação, a iteração e o feedback, a segurança e a conformidade» a serem consideradas pelo especialista como fundamentais para o sucesso de iniciativas de IA. A empresa tem investido significativamente na formação contínua e na proximidade com os clientes para garantir que as soluções são adaptadas às suas necessidades específicas.
IA é o futuro
Com a segurança e a privacidade de dados a serem absolutamente cruciais na era digital, Paulo Fão sublinha que a «Capgemini encara o tema GDPR de forma muito séria, estruturada e integrada». A empresa implementa rigorosos controlos de acesso, técnicas de encriptação avançada e monitorização contínua para assegurar que a privacidade dos dados dos clientes está salvaguardada: «Análise de risco, encriptação de dados, controlo de acessos, monitorização, auditoria e a anonimização de dados são práticas que garantem a segurança e conformidade».
No contexto regulatório, a Capgemini tem desenvolvido frameworks robustas para assegurar a conformidade com normas como o DORA – Digital Operational Resilience Act. «Auditorias regulares, parceria com especialistas jurídicos, formação contínua e documentação e relatórios rigorosos são medidas essenciais que implementamos para garantir a conformidade com as regulamentações», afirmou Paulo Fão. A empresa trabalha em estreita colaboração com especialistas jurídicos e realiza auditorias para manter as operações em conformidade com as normas mais rigorosas. Para responder às futuras solicitações desta indústria, a Capgemini está a investir na compreensão dos desafios dos clientes e no desenvolvimento de soluções que realmente contribuam para o seu sucesso. «Intelligent document automation, workforce copilot e intelligent call center automation são iniciativas focadas em melhorar a eficiência operacional e responder às necessidades futuras dos clientes», concluiu Paulo Fão.