Empreendedorismo

Concurso de inovação da Galp vai apoiar startups com soluções que promovam a descarbonização

As vencedoras do Startup The Future vão ter financiamento para o desenvolvimento de um projecto piloto e participação assegurada na Web Summit 2024.

Galp

O Startup The Future é o concurso de inovação da Galp que visa apoiar startups e scaleups com soluções que contribuam para dar resposta aos desafios da transição energética e promovam a descarbonização. As candidaturas para a terceira edição já estão abertas e os interessados podem inscrever-se até ao dia 10 de Setembro aqui.

As candidatas devem enquadrar-se numa das seguintes categorias: ‘AI & Blockchain for Enhanced Fuels Value Chain’ (para melhorar a eficiência e a sustentabilidade das infraestruturas energéticas); ‘Advanced Construction Techniques & Operational Excellence for Renewables’ (tecnologias de ponta para a concepção, instalação e gestão de activos renováveis); ‘Next-gen Industrial Efficiency & Heat Decarbonisation’ ( aplicações comerciais com IA para a descarbonização do calor e para a optimização da gestão de energia); e ‘Energy Solutions for Emerging Markets’ (energia mais sustentável por populações em mercados emergentes).

Além disso, há ainda outro vertical, o ‘Pioneering Mobility, Solutions & Connectivity-Hosted’, que resulta de uma parceria com a BMW e a Mini e que quer encontrar «inovações de ponta que promovam a massificação da infraestrutura de carregamento eléctrico».

As vencedoras do Startup The Future vão ser integradas no ecossistema de inovação da Galp, tendo hipótese de «contactar com a equipa de corporate venture capital e com a possibilidade de desenvolver um projecto
piloto financiado na totalidade numa geografia» onde a empresa opere. Estas startups vão ainda poder participar na Web Summit 2024.

Lançado em 2021, o Startup the Future é uma iniciativa da Galp Upcoming Energies, a plataforma de inovação aberta que coloca as unidades de negócio e os centros de inovação da Galp em contacto com empreendedores de todo o mundo, contando com um registo acumulado de mais de 400 candidaturas de 54 países.