InternacionalNotícias

AWS volta a apostar em Espanha com investimento de 15,7 mil milhões de euros

A expansão da infraestrutura de cloud existente em Aragão mostra o «compromisso de longo-prazo» da empresa vai permitir a criação de 17 500 postos de trabalho anualmente em empresas locais.

AWS

A Amazon Web Services (AWS) anunciou um investimento 15,7 mil milhões de euros na região da Europa, mais concretamente em Espanha até 2033, o que irá originar um contributo de cerca de 21,6 mil milhões de euros para o produto interno bruto do país.

A expansão da infraestrutura de cloud existente em Aragão mostra o «compromisso de longo-prazo» da empresa vai permitir a criação de 17 500 postos de trabalho anualmente em empresas locais. A aposta tem o apoio do governo regional e a região vai ficar com 40% dos novos postos de trabalho especializados, em sectores como a construção, manutenção de instalações, engenharia e telecomunicações.

Os data centers espanhóis utilizam, desde 2022, electricidade gerada por fontes de energia 100% renováveis já que a tecnologia tem um forte preocupação com a sustentabilidade. Assim, quer chegar a 2030 a devolver mais água à comunidade do que aquela que utiliza nas suas operações. A AWS está envolvida em dois projectos hídricos em Aragão que «através da cloud, detectam e reduzem a perda de água através de fugas nas tubagens, e aumentam o fluxo de reutilização de água nas quintas locais».

O investimento é «seis vezes superior ao compromisso originalmente assumido pela AWS, em 2021, que previa para Espanha um investimento de 2,5 mil milhões de euros e a criação de cerca de 1 300 postos de trabalho nos próximos 10 anos.

Suzana Curic, Country Manager da AWS Ibéria, explica que «através da continuidade da relação de parceria, com escolas locais e iniciativas comunitárias, pretendemos ir além do investimento visível e da criação de postos de trabalho» e realça como: «Queremos reforçar o desenvolvimento de talento na região, assim como de programas de educação comunitária e iniciativas de sustentabilidade».