Empreendedorismo

Programa de inovação para fintechs da Visa anuncia resultados e vai ter nova edição nacional

Na primeira edição do VIPE foram seleccionadas oito fintechs: a Coverflex, Fraudio, Holywally, Goscore de Portugal e a TOQIO, Dedomena AI, Reveni e Dogood People de Espanha.

O Visa Innovation Program Europe (VIPE) apresentou os resultados da iniciativa nacional e espanhola num evento em Lisboa. A iniciativa tem como objectivo fomentar a inovação, ajudar no desenvolvimento dos modelos de negócio e a partilha de conhecimentos para criar o futuro dos pagamentos.

Nesta primeira edição foram seleccionadas oito fintechs: a Coverflex, Fraudio, Holywally, Goscore de Portugal e TOQIO, Dedomena AI, Reveni e Dogood People de Espanha. As startups mostraram as suas soluções e explicaram de foram estão a resolver os desafios da indústria financeira, nomeadamente a «detecção de fraudes, o acesso inclusivo ao financiamento, as carteiras digitais, novos modelos de benefícios para colaboradores, a IA aplicada aos dados, gestão de devoluções de compras online ou o embedded finance (integração de serviços financeiros em contextos não bancários)».

Gonçalo Santos, Country Manager da Visa em Portugal, revela os principais resultados do programa: «Conseguimos apresentar as fintechs seleccionadas a quase 90 parceiros e temos 25 parcerias já a ser exploradas, números que reflectem o espírito do programa, ligar o ecossistema das fintechs aos nossos clientes e parceiros, actuando como uma rede aberta e proporcionar a estas empresas inovadoras a visibilidade necessária para escalarem os seus negócios»

No mercado nacional e espanhol, o VIPE teve um total de 111 candidaturas e as oito finalistas tiveram a oportunidade de contribuir para impulsionar experiências de pagamento disruptivas, capacitar os comerciantes e as PME, promover novos fluxos de pagamento e construir um futuro inteligente e sustentável com finanças integradas.

A Visa, plataforma de aceleração digital Fintech Solutions e o acelerador de startups Hackquarters, anunciaram a segunda edição do VIPE em Portugal. O responsável salienta que querem «continuar a contribuir para o desenvolvimento dos pagamentos do futuro e para o dinamismo do mercado português».